Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

O que são escaras de decúbito e como podemos prevení-las em nossos pets?

348 visualizações

Respostas


Prezada, Muito Bom Dia. Sobre escaras, posso falar no meu Universo de Tratamentos em Humanos. São feridas formadas pelo contato/atrito, em Pacientes acamados e sem movimento. O tratamento, se o processo for visualizado no início (superficial), cabe um curativo convencional, com limpeza dessa superfície, bandagem com respiradouro e mudança de postura. Se o caso for mais antigo (E MUITO MAIS GRAVE), cabe procedimento especializado, que pode até comportar medidas mais invasivas, além de tratamento para reconstituir a parte lesada. Ensejando ter sido útil.
Fraternalmente,

Gilmar
Melhor resposta

Olha só que legal descobri que existem cotoveleiras para cachorros!
Caso não se possa mudar o piso onde o cão viva você pode usar dessa facilidade rsrs.
Então, no caso de cães grandes e pesados, acontecem essas escaras de decúbito, que são um pouco diferentes das que acontecem nos humanos, como o Gilmar explicou acima, nas pessoas elas acontecem quando são idosas ou acamadas, onde existe uma pressão contínua na pele e ela se torna frágil, úmida e vai se decompondo até formar uma úlcera, necrose, infecção generalizada e pode causar até a morte... Já nos cães é um pouco diferente, a pele onde ocorre o atrito não contém gordura para aliviar e se torna grossa, ressecada, perde os pelos e as vezes vira algo como um grande calo, acontece para proteger o local e não formar uma ferida aberta, ela também pode provocar a morte do cãozinho quando evolui para uma úlcera mas não é algo tão radical como em pessoas, porém é sério, mais dificil de cuidar do que a fase inicial, se no início é geralmente simples de ajudar o cachorrinho, quando ele vive em uma superfície muito áspera e o cão é muito pesado é certo de se ocorrer este problema, então você pode disponibilizar superfícies macias para o cão descansar, pode ser um piso com areia, grama, ou aqueles materiais que utilizam em academias, pelo menos em uma parte do ambiente para ele poder descansar o corpinho e não sobrecarregar os seus cotovelos e "calcanhares" (não sei com certeza se é assim que se chama em cães, mas seria o local respectivo em humanos que acontecem as escaras), pode-se usar também cremes hidratantes para suavizar o local e evitar que ele continue ressecado e piorando...

Isso aí Renata!!! Parabéns pela resposta!!!! E que legal sua descoberta, também não sabia que existia cotoveleiras para cães!!!!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo