Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Plica plica, discorra sobre ele!

192 visualizações

Respostas


Plica plica é uma espécie de lagarto da família Tropiduridae , os lagartos terrestres neotropicais. É nomes comuns incluem lagarto colarinho árvore, corredor árvore colarinho, e racerunner arlequim.
Na Guiana , é conhecido como wakanama. É nativa da América do Sul, incluindo Colômbia , Venezuela , Suriname , Guiana Francesa , Brasil , Bolívia , Peru e Equador . Ele também pode ser encontrado no Caribe , em Trinidad . [5] Foi há muito tempo coletados em Granada , mas estes espécimes foram prováveis ​​waifs .

Este lagarto é diurno , ativos durante o dia, e arborícolas , vivendo a maior parte de sua vida aderiu aos lados de troncos de árvores. Ele vem para baixo das árvores só para colocar ovos, que ele coloca dentro apodrecendo palmeiras e na maca palma. A fêmea produz pelo menos duas posturas por ano, com um tamanho médio de ninhada de três ovos. As fêmeas maiores pôr mais ovos do que os menores. [6] Os embriões são sensíveis a vibrações; levemente rolando um ovo pode induzi-la a eclodir mais cedo. O filhote é conhecido por explodir a partir do ovo e começar imediatamente a execução, podendo chegar a meio metro em seu primeiro sprint. A dieta do lagarto é composta por insetos, e é especializada em formigas .

O macho pode exceder 17 centímetros de comprimento, os do sexo feminino 15 centímetros. O corpo é achatado em forma, provavelmente uma adaptação para furar a troncos verticais. Tem cachos de espinhos em seu pescoço. É, sobretudo, azeitona verde ou de cor esverdeada com manchas marrom escuro ou faixas. O queixo é esbranquiçada, a garganta é negra, e há um "colar" preto ao redor de seu pescoço. [9] É " hortelã-chocolate-chip de cor ", [10] um tom de cor que ajuda a misturar-se a coberto de musgo casca de árvore.

Seu habitat é principalmente primária e floresta secundária . Há que prefere viver na maior das árvores da floresta. Este lagarto tem um baixo ativo a temperatura do corpo , em torno de 30,7 º C. Isso pode estar relacionado ao seu hábito de permanecer em árvores no bosque sombrio, onde há pouca oportunidade para se aquecer.

O lagarto abriga parasitas como os Digenea flatworm monas Mesocoelium e vários nematóides , como Oswaldocruzia Vitti , Physalopteroides venancioi , Strongyluris Oscari e Physaloptera retusa . O protozoário Plasmodium guyannense foi descrita pela primeira vez a partir deste lagarto em 1979.

Uma tribo na cultura Tucano da Colômbia ocupa este lagarto em alta conta. É um dos animais mais importantes na sua mitologia , e que eles chamam de Vai-mahse, que significa "senhor dos animais". É também um símbolo fálico . O lagarto hemipênis é visível, por vezes, um órgão que tem sido descrito como "aberrante" em forma, e uma "vara vermelho pequeno", que dá os poderes especiais de animais. Tucano pessoas sob a influência de alucinógenos criaram obras de arte com vários símbolos de masculinidade, com algumas representações tendo forte semelhança com o hemipénis.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo