Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

POR QUE A LÍNGUA DOS GATOS É TÃO ÁSPERA?

250 visualizações

Respostas


Silvana, Boa Tarde.

Segundo o que pesquisei, os gatos têm um paladar muito apurado e são, por vezes, bastante esquisitos com a comida que se lhes dá.
Na face superior da língua do gato existem pequenos ganchos córneos que a tornam muito áspera, devido às glândulas e papilas presentes e é usada como uma espécie de colher para beber líquidos, além de ter dupla função: com ela o gato se penteia e escova, mantendo-se limpo.
São esses pequenos ganchos que permitem ao gato fazer a limpeza do corpo E a curiosidade é que "os gatos passam mais de 30% do seu tempo a cuidar da sua higiene e fazem-no lambendo-se. Normalmente, o gato começa o ritual passando a língua áspera nas patas para lavar a cabeça e as orelhas. Depois de lambem o resto do corpo. Assim, retiram do corpo detritos e pelos mortos.

Esperando ter respondido a contento.

Fraternalmente,

Gilmar

Sim! A resposta do Gilmar faz sentido, e recentemente vi em um programa sobre animais que estes ganchinhos, que são como cerdas de uma escova, também servem para descarnar os ossos de suas presas! Eles lambem toda a carne dos ossos e esses ganchos ajudam nessa tarefa de aproveitar toda a carne de sua caça...
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo