Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

porque os cachorros enchergam ,em preto e branco;

385 visualizações

Respostas


Isso é só um mito. Esses animais conseguem enxergar cores, sim, embora de uma forma mais limitada do que a gente. Ao contrário dos humanos, que têm três tipos de pigmentos na retina capazes de captar o azul, o vermelho e o verde, cães e gatos só possuem dois pigmentos, o que reduz o espectro de cores que eles podem identificar.
Melhor resposta

grande maioria dos animais possuem visão monocromática, mas não somente em preto e branco, como pode pensar.

Nos seres humanos e em alguns primatas, há três pigmentos na retina (camada sensível à luz que fica no fundo do olho): o azul, o verde e o vermelho – as mesmas cores que criam a imagem do aparelho de televisão ou da tela do computador. Com elas enxergamos tonalidades dentro do espectro das seis cores visíveis: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Gatos e cães, que são daltônicos, têm apenas o pigmento verde e o azul – eles enxergam as outras cores como variações de cinza. Em compensação, como são adaptados para a vida noturna – que exige mais atenção às formas do que aos tons –, são capazes de enxergar com muito pouca luz. Os felinos vêem entre 40% e 50% a mais que a gente quando a claridade é mínima, pois seus olhos têm, bem atrás da retina, uma estrutura refletora, formada por uma camada de células chamada região tapetal. A luz que já estimulou a retina, ao passar por ela estimula novamente as células responsáveis pela percepção de cores e formas, ampliando a visão.
Você achou que ter acesso ao verde e ao azul é pouco? Pois saiba que um grupo menor de animais tem apenas um pigmento na retina e sua visão mais parece um filme em preto-e-branco. É o caso dos peixes abissais, que vivem nas profundezas do mar. Vivendo no breu quase completo, eles não perdem muito. Mas, pena mesmo dá dos cavalos, que, pastando em lugares muitas vezes maravilhosos, não conseguem enxergar tamanha beleza porque também são daltônicos.
Sábia, a natureza pode ser econômica mas também muito generosa. Aos bichos que precisam ver muito bem, ela concedeu um pigmento extra: eles podem ver a luz ultravioleta. Por isso, várias espécies de insetos, aves e répteis são capazes de enxergar coisas invisíveis para nós. Como a urina de roedores, que reflete raios ultravioleta e pode ser vista pelas aves. Em que isso lhes é útil? Simples: esse rastro transforma ratinhos e afins em presas fáceis.

EM SUMA e no geral (pois precisa de uma regra, não?): Mamíferos,a exceção dos primatas e dos seres humanos, enxergam em escalas de cinza (no bicromático azul e verde) ou com o dito daltonismo de cães e gatos, por exemplo.
Peixes enxergam em preto e branco. Outros animais marinhos enxergam em cores (como no caso de pequenos crustáceos), mas a imensa maioria é em preto e branco mesmo.
Aves, répteis e insetos, enxergam melhor e mais "cores" que nós!!!

Um abração

Na verdade eles sim enxergam em cores, eles têm a capacidade de ver cores, mas não da mesma maneira que nós. Mais uma coisa enxergar em preto e branco, estas também são cores...Certo?
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo