Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Porque se lambem os gatos?

231 visualizações

Respostas


Bom Dia. Normalmente fazem sua higiene dessa maneira.
Melhor resposta

O costume de se lamberem deu aos gatos a fama de animais higiênicos este hábito nasceu como instinto de defesa do animal. O gato normalmente começa o ritual passando a áspera língua nas patas para lavar a cabeça e as orelhas. Depois lambem o restante do corpo. Após as refeições, os antigos gatos se banhavam para retirar o cheiro do alimento para não atrair a atenção de predadores.

O gato também se lambe para aliviar o stress. Daí que gatos muito nervosos se lambam compulsivamente. A minha gata Molly sofre deste problema, em alturas em que ela fica mais nervosa, lambe-se e coça-se excessivamente originando crostas e peladas no corpo, a primeira vez que isto aconteceu achamos que era um problema dérmico mas após uma visita ao veterinário vimos que tudo se resolvia com um calmante.

Este hábito é comum, mas tudo que é em excesso realmente pode significar que algo não vai bem. E no caso dos peludinhos, se lamber demais pode ser uma compulsão, que é causada quando ele está com algum problema psicológico. Se ele está sentindo falta da atenção e do carinho do seu dono, será comum ele começar a exagerar neste costume. E para verificar isso, procure ver se ele se isola mais do que o habitual, se esconde embaixo da cama, dentro dos armários ou muda o seu comportamento (ficando triste ou agressivo). Então, deve-se procurar ajuda profissional para tratá-lo.

O gato se lambe demasiadamente também por causa do stress e este fator se dá pelo seu lado controlador. Ele considera o local onde vive realmente dele, por isso um móvel modificado ou trocado de lugar, se alterar a sua rotina, pode fazer com que ele entre em um estado traumático e uma das maneiras dele mostrar esta sua situação é limpar o seus pelos excessivamente.

Vale ressaltar que antes de diagnosticar por conta própria que o seu pet esteja com algum destes problemas de comportamento, verifique se ele não está com pulgas, micoses, foi picado por algum outro animal e a causa da lambedura seja por estes ou até mesmo outros motivos. Entretanto, independentemente do que seja, se você perceber que ele está diferente, leve-o ao veterinário, pois só ele saberá avaliar a situação e recomendar o tratamento necessário, podendo até incluir medicamentos antidepressivos se o caso for realmente psicológico.

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo