Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Prezados, Qual o tamanho ideal e o que deve conter a "Casa/Gaiola" de um roedor de estimaçao?

213 visualizações

Respostas


Prezados, Boa Noite. Uma das coisas que não podem esquecer é a pista de ginástica, vamos la...

Tem, também, que ter repartições para os filhotes e separações para machos e fêmeas...

Olá Gilmar...

De acordo com o que pesquisei, a gaiola deve ser grande e com chão sólido. Para cada rato, deve haver no mínimo 0,5m², mas 0,75m², ou seja, mais é melhor ... a dica também vale para as tocas: tenha uma por rato, no mínimo.
O espaçamento entre as barras não pode ter mais de 1,25cm (arame pode ser usado para fechar buracos) e as barras devem ter uma camada de talco para evitar serem corroídas pela urina do rato. Ratos pulam e escalam muito bem e devem poder exercer suas acrobacias sem voarem pelas barras.
Nas gaiolas podem ser colocados brinquedos, redes, esconderijos, material para fazer ninhos (papel higiênico e papel toalha são bons) e suas necessidades (caixa de areia, água e comida). Tem algumas pessoas que colocam serragens, mas li que elas contêm fenóis que podem causar infecções respiratórias, lesões pulmonares e hepáticas... o mais indicado é usar um forro de flanela, soft ou papel. Forração de celulose também é segura. São boas opções, mas você precisará trocá-las várias vezes pela semana.
Agora quanto as repartições eu não tenho conhecimento.

Só uma curiosidade: Os roedores que costumam ser vendidos como animais de estimação são, principalmente, o hamster, o camundongo, o rato branco de laboratório e o gerbil, ou esquilo-da-mongólia. Sua criação em cativeiro é permitida pela lei brasileira.

Espero ter contribuído!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo