Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Quais os tipos de pelos mais comuns nos gatos?

166 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Bom Dia Renata!!!

Bem, o que encontrei foi o seguinte:

Os tipos de pelagem de gatos podem ser divididos em nove categorias mais conhecidas, que apresentam diferentes cores, desenhos e características especiais; conforme descrito abaixo:

- Sólidas: A cor é uniforme em todo o comprimento do pêlo. Preto, azul, vermelho e creme são as cores mais comuns nessa categoria de pelagem, além de chocolate, lilás e canela, tida como uma das mais raras.

- Escamas: Os pelos variam no corpo todo do animal entre as cores preta e vermelha, podendo contar com outros tons que incluem azul, creme e suas variações. Em quase 100% dos casos, os gatos com esse tipo de pelagem são fêmeas.

- Branco: Os gatos brancos têm sua aparência determinada pela genética dos pais, apresentando, na realidade, a ausência de cor nos pêlos. A cor real do animal pode aparecer em alguma mancha, enquanto filhote; no entanto, desaparece com o passar do tempo, e a predominância fica com o branco. Os olhos dos gatos dessa categoria variam entre as cores cobre e azul, sendo que o animal pode, inclusive, apresentar um olho de cada cor.

- Tabby: São os gatos com pelagem listrada e com diferentes marcações ao longo do corpo, formando contrastes variados. Pernas, tronco e cauda também destacam a padronagem característica, e o desenho de um M pode ser visto na testa dos felinos com pêlos desse tipo, que se dividem em quatro subcategorias:

- Classic: Duas ou três linhas grandes se alongam pela extensão do corpo do bichano, formando um desenho similar ao de asas de borboletas.

- Mackerel: As listras circulam todo o corpo do gato, que exibe uma padronagem semelhante a dos tigres.

- Spotted: As marcações são redondas e aparecem em todo o corpo do felino, que apresenta um desenho parecido com os de onças pintadas.

- Ticked: As marcações não são bem definidas, já que cada pêlo do gato conta com diferentes cores. A impressão de desenho é de linhas pontilhadas.

- Smoke: Os bichanos de pelagem smoke têm até 30% de seus corpos com pêlos brancos (normalmente na área da barriga), sendo o restante colorido.

- Shaded: Os pêlos têm base branca e coloração nas pontas. A variação desta categoria, conhecida como Chinchilla, destaca apenas 20% de cor na pelagem; enquanto os Shaded tradicionais tem até 60% de seus pêlos coloridos.

- Golden: Bastante rara, a pelagem Golden destaca uma coloração dourada onde apareceria o branco na categoria Shaded. Cada fio conta com nuances diferentes da mesma cor, e o nariz dos gatos com este tipo de pelagem é rosado.

- Particolour: A cor branca aparece por toda a extensão do corpo do animal, dividindo espaço com tons dos mais variados, que podem incluir preto, azul, vermelho e creme, entre outros. A pelagem pode contar, ainda, com marcações do estilo Tabby ou Smoke - e é dividida em três subcategorias:

- Bicolor: O gato tem 50% do corpo com cor, sendo o restante branco. Na maioria das vezes, os gatos com esse tipo de pelagem têm uma marcação de V invertido na testa, e tem pêlos brancos nas áreas do focinho, patas, barriga, pescoço e peito.

- Arlequim: A coloração é distribuida de maneira irregular em forma de manchas pelo corpo do bichano.

- Van: As cores aparecem nas extremidades dos gatos, como cauda e cabeça, sendo que em alguns casos, também podem haver manchas mais discretas nas costas do felino.

- Colourpoint: Patas, cauda, orelha e focinho destacam coloração, sendo preto, azul, vermelho e creme as mais comuns. Pode incluir características de outras categorias, e os olhos dos gatos Colourpoint são, obrigatóriamente, azuis.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo