Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Quais são as fases da idade emocional de um cãozinho?

275 visualizações

Respostas


12 anos de vida eu acho

Não entendi sua pergunta,pode ser mais específica.
Melhor resposta

Fase de transição: entre 13 e 20 dias de vida

É o período em que ocorrem as mudanças físicas dos cães, onde abrem o olhos, já ouvem, começam a dar os primeiros passos descoordenados e lá pelo vigésimo dia aparece o primeiro dente.

- Fase do reconhecimento: entre 21 e 28 dias de vida

Agora os cães começam a usar a audição e a visão, reconhecendo movimentos e objetos, só que esta percepção ocorre abruptamente e é por isso que ainda são muito dependente da mãe e irmãozinhos para se sentirem seguros.

- Fase de socialização canina: entre 21 e 49 dias de vida

Os filhotes começam a aprender como é se comportar como cães, aprendendo a respeitar a hierarquia, as noções de higiene, a ser disciplinado e como dominar e ser dominado ao brincar com seus irmãozinhos, por isso é super importante que não os tire da ninhada antes de 7 semanas de vida.

- Fase de socialização com o homem: entre 7 e 12 semana de vida

Este período é propício para se inserir o filhote em uma família humana, bem como apresentar-lhe à automóveis, sons, outros animais, crianças... tudo que fará parte da vida dele deste momento em diante.

- Primeira Fase do medo: entre 8 e 11 semanas de vida

Nesta época todas as experiências, sejam elas dolorosas, traumáticas ou assustadoras, terão uma importância mais duradoura do que em qualquer outra época da vida dos cães.

- Fase de "rebeldia": entre 13 e 16 semanas de vida

Ocorre quando os cães testam se seus donos são pacientes. É a época em que eles tentam morder mesmo parecendo que estão brincando, eles não sossegam. Começar um treino de obediência básica é ideal nesta época.

- Fase das "Escapadelas": entre os 4 e 8 meses de vida

É o momento de ensinar que ele volte quando chamado pelo nome. Nesta época os cães desenvolvem o que chamamos de "surdez seletiva", o que pode durar poucos dias ou algumas semanas. Neste período é importante que os donos saibam como reagir para que seu cão não se torne um fujão.

- Segunda fase do medo: entre 6 e 14 meses

Os cães neste período relutam em ficar próximos ou em se aproximar de pessoas ou objetos, mesmo já conhecidos. Os donos não devem forçar os cães neste tipo de situação, devem deixar que eles descubram sozinhos que não precisam ter medo. É uma boa época para construir a autoconfiança deles, através de treinos de obediência.

- Fase da maturidade: entre 1 e 4 anos

A fase da maturidade vai depender da raça, mas na maioria delas ocorre entre 1 ano e meio e 3 anos de idade, sendo que as raças gigantes amadurecem mais tarde do que as pequenas.

É uma época marcada pela a agressividade aumentada. A agressividade não significa algo ruim, pois neste período cães que tratavam à todos como pessoas conhecidas começam a ser agressivos com pessoas estranhas, o que é bom para seu dono no que diz respeito a segurança. É um ótimo momento para um treino de obediência para cães adultos, reforçando a liderança dos donos.

Sabendo que os cães possuem sentimentos, os donos de cães devem saber de suas responsabilidades após adquirirem um cão, pois estes não são brinquedos, são seres vivos que vão viver pelo menos uns 14 anos de vida, que é a média de vida de um cão atualmente e devem tratá-los com muito cuidado sem feri-los emocionalmente ou fisicamente e dando-lhes pelo menos o fundamental para que estes tenham uma vida feliz e saudável
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo