Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Qual a origem do Cão São Bernardo atual?

178 visualizações

Respostas


O Pais de origem é a suiça
Melhor resposta

Bom Dia!

A origem do São Bernardo é bastante controversa. Existem muitos teorias, todas elas muito difíceis de provar. No entanto, por qualquer que seja o caminho, o certo é que o Grande Tibetano, instalado nos vales de Aosta e Valais, deve-se ter cruzado com cães locais como o Bouviers da Suíça e com uma espécie de Mastin de raça mais forte, dando origem ao atual São Bernardo. É conveniente esclarecer que os São Bernardos utilizados pelos monges nas suas tarefas de salvamento foram os de pêlo curto. E que no ano de 1830 os monges do Mosteiro, pensando que o pêlo mais comprido ajudaria os seus cães a suportar melhor as duras condições meteorógicas do caminho, cruzaram alguns São Bernardos com Mastiff alemão e Terranova, aparecendo então os São Bernardos de pêlo comprido.
Logo comprovaram que o pêlo mais comprido retinha mais contidade de neve e esta ao gelar, impedia a liberdade de movimento do cão. Assim, os monges decidiram trabalhar só com a variedade de pêlo curto e despachar os cachorros com pelo comprido.

Novamente, Parabéns, pela pesquisa. O que mais se fala é, mesmo, sobre a provável cruza do Mastim Tibetano com cães da neve.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo