Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Qual a origem do termo "retriever" de algumas raças caninas?

242 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Oi Gilmar, é uma palavra inglesa para designar rastreadores ou "o que encontra". Todos os retrievers são cães para caça ou trabalho, por terem sido criados com esta finalidade, procurar presas, até escravos... Ainda bem que hoje são usados para procurar entorpecentes bombas e até câncer, os Labradores Retrievers, os mais famosos, são usados como cão guia ou cão cuidador, não só por deficientes visuais, mais por pessoas que possuem problemas cardíacos, epilepsia, desmaios etc, eles sentem o cheiro dos primeiros sinais da crise da pessoa e o alerta para que a pessoa procure se proteger, legal né?

Boa Tarde Gilmar!

O nome Retriever se refere a uma subdivisão funcional da espécie canina que designa os cães ‘recuperadores de caça’.
Os primeiros retrievers foram produzidos para o resgate de pássaros abatidos e outras presas, sem causar danos a elas. Nesta atividade os retrievers são designados como cães de tiro ou gundogs (cães que auxiliam na busca e recuperação da caça).
Para funcionar adequadamente como um cão de tiro, um retriever deve ser treinado em tarefas como controle frente ao tiro, marcação de local de queda da caça, sacudidela após comando (sacudida que os cães dão para secarem, após entrar em um lago ou rio), etc. Além disso, deve-se observar traços de formação como obediência, instinto, memória, olfato, boca suave, resistência, socialização, entre outros.
Embora os spaniels e outras raças também sejam usados como gundogs, os retrievers são distinguidos pela recuperação ‘sem danos’ como função preliminar. Como consequência, as raças retriever possuem bocas macias e uma disposição natural para o aprendizado e a obediência.

Prezadas, Boa Noite, belas respostas.Renata, minha Cara Amiga, que bom tê-la respondendo, novamente, Bem Vinda.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo