Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Qual o motivo do nariz do CÃO ficar sempre molhado?

252 visualizações

Respostas


Bom Dia Elenice! Deixa eu tentar lhe explicar:

Os cães possuem um olfato bem desenvolvido e são muito dependentes neste sentido. Devido ao bom olfato os cães conseguem aumentar e melhorar a captação de odores. Caso o focinho não fosse molhado, eles não seriam tão eficientes e os animais não conseguiriam farejar seus brinquedos e ossos. Um detalhe interessante é que o focinho dos cães não é gelado, mas sim muito úmido. Isso ocorre porque os cães possuem uma quantidade muito pequena de glândulas sudoríparas, que são as glândulas responsáveis por liberar o suor para auxiliar o corpo a eliminar o calor. A fim de controlar a temperatura interna, o cachorro precisa transpirar pela boca ou pelo focinho. Explicando o por que que os cães andam com a boca aberta, respirando como se estivessem ofegantes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam este ato não significa necessariamente cansaço, mas, um processo de eliminação de calor do corpo, o ar quente sai e o frio entra. Essa mesma troca ocorre no focinho, quando o ar quente interno sai e entra em contato com o ar ambiente mais frio, ele sofre o processo de condensação e ganha a forma líquida, molhando e resfriando o focinho.

Importante: Em muitos casos que o focinho do cão está quente e seco pode ser um sinal de que o animal está doente, com alguma disfunção ou com muito calor, fique atento.

KEILA SUA RESPOSTA ESTA COMPLETA MNHA AMIGA.

Obrigada Maria!!! Que bom tê-la de volta!!! Quase não a via mais na comunidade!

É um mecanismo de troca de calor, devido a uma menor quantidade de glândulas sudoríparas, em que os canídeos por transpirarem pouco precisam da troca realizada através das narinas.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo