Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Qual o tempo normal da menstruação da cachorra??

15533 visualizações

Respostas


O período do cio de uma cadela e muito importante para que ela faça a sua reprodução, mas quando está fora do período ela rejeita totalmente o macho da espécie.


Todo animal possui a fase de reprodução e que a fêmea se mantém no cio, para que dê início seu processo de cria. No caso das cadelas o comum é que aconteça pela primeira vez entre os 6 e 8 meses de vida. Podendo variar individualmente, retardando essa fase até 12 a 15 meses.

O cio representa a fase do ciclo reprodutor da cadela, um período onde ela está já estará preparada para cruzar com um macho e posteriormente procriar. Essa fase possui 4 importantes etapas:

Proestro: Quando há inchaço da vulva da cadela, havendo corrimentos e sangramento. Geralmente o animal fica pouco agressivo, pode durar em média 9 dias.

Estro: Período fértil da cadela, quando unicamente ela aceita o macho, não há mais corrimento ou sangramento, podendo durar cerca de 15.

Metaestro: Período da gestação, parto e amamentação. Um fato curioso pode ocorrer nessa fase, aquelas cadelas que não cruzaram podem vir a gravidez psicológica.

Anestro: Fase em que a cadela descansa de todo o processo de reprodução, está totalmente inerte ao cio, com ausência total de contato com um macho.

cadela amamentando

O tempo de gestação da cadela dura entre 58 e 63 dias, ou seja, nove semanas.

O cio ocorre com intervalos, a cada 6 meses, dependendo da idade da cadela, quanto mais velha, maior é o período entre um cio e outro. Veterinários recomendam que o cruzamento entre os animais seja feito a partir do 3º cio, quando todo o aparelho reprodutor da fêmea já estará completo.

Caso não seja da preferência do dono que a cadela procrie, o ideal é fazer o castramento, além de evitar uma gravidez, diminui de forma representativa, a possibilidade de se obter infecções uterinas, e também o desenvolvimento de tumores na mama.


Bom Dia Adriana!

Para ser bem breve e para que você entenda melhor:

O ciclo das cadelas passa por 4 etapas: Proestro, Estro, Mataestro (ou Diestro) e Anestro.

Normalmente, o período em que a cadela tem sangramento é o primeiro, chamado Proestro. Nesta fase você também percebe o inchaço da vulva e até mudanças no comportamento. DURA EM MÉDIA 9 DIAS.

Depois destes dias já passamos para a etapa seguinte, que é o Estro. Nesta já não notamos mais sangramentos e unicamente nesta etapa que a cadela aceita o macho. esta fase dura em média de 8 a 15 dias após iniciar o sangramento (na fase do Proestro).

Depois temos o Metaestro ou Diestro, que é o período da gestação, parto e lactação. Para as cadelas que não cruzaram é geralmente nesse período que algumas podem desenvolver a tão falada gravidez psicológica.

E por último o Anestro, que é o período de total ausência de cio.

Espero ter lhe ajudado!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo