Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Um cão pode estar com doença do carrapato e não apresentar nenhum dos sintomas comuns à doença?

206 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Bom dia!

Pode sim não apresentar nenhum sintoma! Veja:

Na primeira fase (fase aguda): o cão pode apresentar febre (temperaturas acima de 39,5ºC), perda de peso e perda de apetite. O animal ainda pode apresentar secreção nasal, ficar deprimido, apresentar sangramento nasal, sangramento urinário (hematúria), ter vômitos e apresentar pontinhos vermelhos na pele (petéquias); apresentar alterações respiratórias e insuficiência hepática ou renal.

Na segunda fase, ou fase sub-clínica: o animal pode não apresentar nenhum sintoma clínico, apenas apresentando alterações nos exames de sangue. Ocasionalmente, pode apresentar algumas complicações, como sangramento, inchaço das patas, perda de apetite, mucosas pálidas, uveíte (inflamação oftálmica), descolamento de retina, cegueira e gromerulonefrite (um quadro inflamatório renal).

Na terceira fase (fase crônica): o animal ainda pode se apresentar apático, magro e com maiores chances de adquirir outras infecções, além de alterações nos exames hematológicos, como a presença de anemia. É de grande importância o diagnóstico precoce da doença para que se obtenha sucesso no tratamento. Uma das formas de se saber se o seu cão está doente, é a realização de exames de sangue junto ao seu veterinário.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo