Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Vocês conhecem o Dermodex Canis?

161 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Olá! Sim!

O Demodex Canis nada mais é que uma espécie de ácaro, que vive predominantemente no cão doméstico, mas ocasionalmente pode infectar seres humanos. Este ácaro é encontrado nos folículos pilosos dos cães e alimenta-se da secreção sebácea e das células epiteliais destes folículos pilosos. A transmissão do ácaro ocorre por contato direto logo nos primeiros dias do período pós-natal. A infecção em animais adultos é considerada extremamente rara. Quando isso acontece, é devido a uma imunoincompetência ou hipotireoidismo do animal. Existe também uma predisposição hereditária para a doença.
Ah, este ácaro é encontrado na pele de muitos cães sem que cause a doença, no entanto, uma explosão populacional do ácaro é responsável pelo início da demodicose canina, que podem ser de 2 tipos:

* Demodicose localizada: os ácaros causam danos nas hastes dos pelos, fazendo com que eles caiam, resultando em lesões redondas de alopecia com descamação e eritema moderado. O prurido é leve ou inexistente. Os locais mais afetados são a cabeça e as patas dianteiras, mas podem ser detectadas feridas no tronco e nas patas traseiras.

* Demodicose generalizada: ocorre por causa de uma deficiência hereditária dos linfócitos T do hospedeiro. A doença se apresenta como uma dermatite crônica com descamação, formação de crostas, hiperpigmentação, piodermatite severa e alopecia. Aparecem infecções micóticas profundas e infecções bacterianas atípicas.

Muito Bem, resposta correta, inclusive no tocante ao possivel contagio humano.

Todavia, ainda, faltou falar sobre os implicativos nos cães da dermodicose e a afetação nos humanos.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo