Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

carrapatos e pulgas podem matar?

134 visualizações

Respostas


A erliquiose (ou doença do carrapato) pode sim matar. basta pegar um carrapato infectado... minha cadelinha teve e o tratamento durou mais de 20 dias. teve que tomar antibióticos, remédios hepáticos e vitaminas. mas além da erliquiose o cão pode sofrer com anemia e doenças de pele por causa das picadas. já as pulga até onde sei, podem transmitir doenças de pele. tente prevenir sempre o ambiente dessas pragas. abç.

Doença do carrapato
( Ehrlichiose ) doença causada por bactérias do gênero Ehrlichia, transmitida por picadas de carrapatos contaminados, hospedeiros são todos os animais domésticos.

O período de incubação gira em torno de 1-3 semanas , mas geralmente manifestam os sintomas a partir de 2 meses da contaminação.

As bactérias atacam os leucócitos (glóbulos brancos), produzindo destruição dos mesmos, e comumente provocam trombocitopenia ( diminuição do número de plaquetas). Esta patologia pode sim causar morte tanto em casos agudos como crônicos.

Os sintomas podem ser agudos ou crônicos e os animais afetados podem apresentar alguns destes sintomas: perda de apetite, apatia, mucosas pálidas, febre, esplenomegalia (aumento de baço), perda de peso, anemia, diminuição na taxa de plaquetas, icterícia (amarelamento de mucosas), desorientação, fraqueza, sangramentos espontaneos, angustia respiratória, inflamacao ocular ( uveíte), petéquias hemorrágicas ( micro hematomas na pele), sintomas neurológicos ( ataxia, tremores, ..) e pode causar insuficiência renal e/ou hepática. Em casos crônicos tardiamente diagnosticados pode atacar a medula e provocar hipoplasia medular ( diminuicao na produção das células sanguineas, globulos brancos , vermelhor e plaquetas)

O tratamento será receitado pelo seu médico veterinário, os animais tratados podem ser curados, mas a recidiva ( retorno da doença) é comum e pode ocorrer através de recontaminação por carrapatos. Temos que controlar os carrapatos nos cães e ambiente.

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo