Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como é adquirida a "Síndrome do Tremor de cabeça idiopático"? Tem cura?

914 visualizações

Respostas


Esse tipo de tremor é um distúrbio de movimento, que é caracterizado por oscilação involuntária e rítmica, de qualquer parte do corpo, em virtude de contrações de músculos antagonistas. Pode ser classificado de diversas maneiras, de acordo com a etiologia, fenomenologia, frequência e localização. A palavra “idiopático” é usada para definir algo que surgiu espontaneamente, ou que tem causa obscura, desconhecida. Portanto, um tremor de cabeça idiopático em cães, só pode ser assim classificado, quando todas as outras possibilidades de causas de tremores forem descartadas.

No geral, os tremores musculares podem ter origem neurológica ou não. A primeira coisa a se fazer para tentar descobrir o porquê dessa ocorrência, é uma boa anamnese. Quanto mais detalhes o proprietário puder informar, mais ajudará na investigação do agente causador.

Podem ser ocasionados por encefalites, afetando o cerebelo, por sequelas de cinomose, intoxicações, distúrbios metabólicos como a hipoglicemia e a hipocalemia, entre outros, Por isso, para descartar totalmente essas causas, além de um bom histórico, exames de sangue, dosagem glicêmica, por exemplo, podem ser pedidos pelo médico veterinário.

Deve-se pesquisar a existência de doença cerebelar, seja congênita ou adquirida, já que é uma das causas mais frequentes de tremores em cães. A Síndrome do Tremor, conhecida também como Síndrome do Tremor dos Cães Brancos, ou cerebelite idiopática, é caracterizada pelo animal apresentar tremores de baixa amplitude e alta frequência afetando cabeça, tronco e membros. É importante poder descartar, de imediato, o risco de intoxicações, sejam por medicamentos, plantas ou veneno, bem como uma possível existência de doenças metabólicas como a hipocalcemia e a hipomielinização e desmielinização.

Se nenhum dos casos citados for confirmado e se nenhuma anormalidade no exame for encontrada, pode-se suspeitar de tremor idiopático. A síndrome do tremor de cabeça idiopática, ou “head bob”, ocorre principalmente em Dobermanns, Boxers, Buldogues Ingleses e Buldogues Franceses e não tem uma causa definida, uma vez que os animais têm uma vida tranquila e não apresentam nenhuma outra alteração. Esses tremores podem ocorrer tanto na direção horizontal como na vertical. Embora alguns estudiosos defendam que se tratem de crises convulsivas focais, pesquisas recentes têm sugerido que, tanto o tremor senil idiopático dos membros pélvicos, como os tremores de cabeça são uma forma de mioclonia postural repetitiva.

O pet vive bem com o problema, mas, deve ser acompanhado com frequência pelo médico veterinário para que, se houver qualquer novo sinal clínico, sejam definidas as providências a serem tomadas me relação à saúde do animal. Almofadas fofinhas, assento para transporte adequados, ração de boa qualidade, água fresquinha e muito amor e carinho do dono, farão com que o cachorro tenha uma vida boa e longa, mesmo com esse problema.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo