Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como o animal contrai sarna?

147 visualizações

Respostas


A sarna Sarcóptica é transmitida de um animal para outro, e para nós tb.

A sarna Demodécica NÃO É TRANSMISSÍVEL, sequer de um animal para outro. O ácaro Demodex canis faz parte da miocrobiota natural do cão, e, normalmente, não o afeta em nada. Em casos de baixa de resistência, esse ácaro tende a se reproduzir muito intensamente, dando origem à Sarna Demodécica. As fêmeas desse ácaro "cavam" galerias na pele do animal, causando muita coceira, além de queda dos pêlos e um aspecto "caloso" na pele, como se fosse a pele de elefante. Existe uma predisposição de fundo genético para a Sarna Demodécica. Existem não só raças como linhagens mais afetadas. Existe tratamento, mas não cura. O animal fica bom mas pode, a qualquer momento, baixar a resistência e voltar a apresentar o problema. Esses animais podem ter uma vida normal, inclusive com contato com outros animais e pessoas, sem problemas. Somente devem ser castrados para evitar sua reprodução e propagação do mal para seus descendentes. Aliás, fêmeas costumam ter "crises" da sarna demodécica durante ou após o cio, e a castração tb ajudaria nesse ponto.

O diagnóstico do tipo de sarna deve ser feito por um veterinário, q por um exame bastante simples colhe material da pele do animal e observa no microscópio a presença do ácaro e de q tipo ele é.

Através do contato com outro bicho infectado, ou mesmo pelo ambiente contaminado. Leve-o a um veterinário pra que ele passe o remédio adequado e mantenho o ambiente sempre higienizado. Um abraço!

Esta é a versão de sarna que pode ser transmitida dos cachorros para os seres humanos. Ela é provocada por um ácaro que recebe o nome de Sarcoptes scabiei. Neste caso o parasita põe ovos em lugares que arranja no pelo do cão, sendo que destes surgirão as larvas. A coceira que este processo provoca acaba fazendo com que o cachorro arranque pedaços de pele.

O contato dos seres humanos com cachorros portadores do parasita causa a sarna nos homens. O animal pode ser um portador sem sintomas, portanto é imprescindível cuidar da saúde de seu cão. Além disto, a sarna sarcóptica também é transmitida através do uso de material que esteja contaminado, como toalhas, roupas e pentes, por exemplo.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo