Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Como prevenir o tártaro no animal?

90 visualizações

Respostas

Melhor resposta

estos de comida vão se acumulando nos dentes dos animais, formando um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Com o passar do tempo, esse acúmulo se mineraliza formando o tártaro. Esses cálculos ficam bem aderidos ao dente, e cada vez mais bactérias vão se aglutinando, tornando o tártaro tão preso ao dente que só um profissional é capaz de remover.

Uma das causas da formação do tártaro é a falta de higiene bucal. Cães devem ter os dentes escovados diariamente, e a não escovação pode resultar no acúmulo de restos de comida que, combinados com saliva e as bactérias, vão formar o tártaro.

Quando o tártaro se torna muito extenso, ele é chamado de subgengival. Nesse caso, o acúmulo de placa acontece embaixo da gengiva, e se torna ainda mais perigoso. Esse tipo de tártaro compromete a parte mais profunda dos dentes e causa a periodontite.

Como é o tratamento para eliminar o tártaro em cães?

O tratamento periodontal é um procedimento que exige a anestesia do pet.

Uma vez que o tártaro se instaura no dente do animal, não adianta tentar remover por si próprio. A única maneira eficiente de remover o tártaro é através do tratamento periodontal, também conhecido como tartarectomia. Para poder realizá-la de maneira eficaz e segura, o cão deve ser anestesiado.

Hoje em dia, os riscos anestésicos são bem pequenos, mas ainda existem. Por isso, a melhor maneira de cuidar do sorriso do seu bichinho é a prevenção. Veja no vídeo como é feita o tratamento periodontal dos dentes de um cãozinho:
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo