Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como saber se o cão está com febre?

10117 visualizações

Respostas


-Olhos: Você deve começar a analisar o seu bicho de estimação pelos olhos, os quais não devem conter secreção e inchaço, devendo estar claros e brilhantes. Abaixando a pálpebra inferior é preciso que você veja se a parte interna está rosada, caso não esteja, saiba que pode ser sinal de anemia. Verifique também se o seu animal conta com manchas brancas ou embaçamento na parte escura dos olhos.
-Orelhas: É preciso você examine tanto a parte interna quanto aparte externa, verificando se há ou não falhas ou crostas nos pelos, o que pode indicar a presença de sarna e de ácaros. É interessante lembrar que um ouvido sadio não sofre com odores e nem secreção, e ao notar um cheiro nada agradável ou algum tipo de secreção, é preciso limpar o ouvido com medicamentos específicos com o auxílio de algodão.
-Focinho: Normalmente, o focinho deve estar frio e úmido, sem secreção exceto em dias quentes, dias em que o animal pode transpirar pelo focinho. Algo que deve ser ressaltado é que muitos proprietários acreditam que pelo fato do animal estar com o focinho quente e seco, significa que o mesmo está com febre, e isso não passa de engano, pois quando o animal está com febre, ele além de ter o focinho quente e seco sofre com perda de apetite, por exemplo.
-Boca: Levante os lábios e analise a boca por completa, verificando a gengiva, a qual deve estar com aparência rosada e sem palidez, caso contrário, este poderá ser sinal de anemia.
-Pelagem: Veja se há falhas no pelo e se o seu animal de estimação coça demasiadamente, e em caso da não presença de pulgas e carrapatos, estas falhas podem ser causadas por sarnas.
-Patas: Procure por parasitas nas patas, além de certificar de que não há machucados e feridas tanto na parte dorsal quanto na ventral, nas laterais e entre os dedos

A mais comum e mais simples é o focinho,que deve estar sempre gelado,no verão deve estar no mínimo frio,às vezes a cabecinha deles tbm fica quente se a febre estiver muito forte.

SE O NARIZ ESTIVER QUENTE ELES ESTÃO COM FEBRE

Normalmente dá para perceber pelo focinho, que precisa estar sempre frio e úmido, se estiver quente e seco, o cão está com algum problema...

pelo focinho se estiver seco e quente

Para saber se seu cãozinho esta com febre, repare se ele esta com ofocinho quente e seco, olhos lacrimejantes ou embaçados, apatia, falta de apetite e nervosismo.
Quando a febre é muito alta, o cachorro, assim como as pessoas, pode sofrer tremores.

Você pode medir a temperatura do cãozinho com um termômetro normal.

Pegue o termômetro e sacuda até o nível do mercúrio ou a temperatura estiverem marcando pelo menos 35 graus.
Lubrifique o termômetro com Vaselina ou algum gel lubrificante.
Se seu cãozinho for agitado, peça pra alguém segurá-lo.
O ideal é que ele esteja deitado para que não haja o risco dele sentar no termômetro.
Introduza 1/3 do termômetro no ânus do cãozinho e deixe por 1 a 2 minutos.
Depois cheque a temperatura no termômetro.
Se a temperatura do seu cãozinho estiver acima dos 40 graus, leve-o ao veterinário

Obs: Limpe bem o termômetro após o uso, e deixe reservado em lugar seguro para usar apenas com seu cãozinho.

Você pode tentar diminuir a temperatura do seu cãozinho.

Faça seu cachorro beber bastante água.
Se ele estiver com tremores, cubra com uma manta leve, fique ao seu lado o máximo possível para ele se sentir reconfortado.
Um banho quebrado (morno quase frio) pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo.

eu olho o focinho dele! se tiver quente e seco, possivelmente ele está com febre, mas se persistir por muito tempo e bom levar ele no veterinário!

Pelo amor de Deus gente, a correta verificação da temperatura corporal do animal é com termômetro!!! Marque a menor temperatura do termômetro sacudindo-o. Lubrifique a ponta, introduza apenas a ponta metálica no ânus e aguarde 2 a três minutos por segurança. Se febre a temperatura vai subir logo no marcador. Lembrem-se que se um cão marcar 38° ele NÃO vai estar com febre. Só de 39º adiante. É 1 grau de diferença para nós.

Gostei da dica do focinho.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo