Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como tratar doenças adquiridas por carrapatos?

170 visualizações

Respostas


Conhecidas pelo nome de hemoparasitose, as doenças que são transmitidas aos cães por meio de carrapatos estão no time das mais temidas pelos tutores de pets, já que podem causar danos gravíssimos à saúde do animal e até levá-los ao óbito. Conhecidas em duas formas distintas, chamadas de erquiliose e babesiose, tais doenças são transmitidas pelo carrapato marrom chamado de rhipicephalus sanguineous que se aloja na pele do animal e se alimenta do seu sangue.

Conforme citado, as duas doenças transmitidas afetam áreas diferentes do corpo do animal, e enquanto a babesiose altera os glóbulos vermelhos, a erquiliose age sobre os glóbulos brancos, afetando todo o organismo do cachorro infectado. Em ambos os casos, a depressão é um dos sinais mais presentes na vida do pet que sofre com alguma das doenças do carrapato, entretanto, diversos outros sintomas podem se manifestar nos enfermos.

Apatia, desânimo, fraqueza, falta de apetite e febre são alguns dos sinais que podem indicar a babesiose ou a erquiliose, portanto, se você tem um cachorrinho que costumava ser animado e ativo e agora só quer passar o tempo deitado e sem se movimentar muito, uma visita a um profissional veterinário se faz necessária, já que mesmo que o seu problema não seja relacionado aos carrapatos, ele ainda pode representar perigos para a integridade física e psicológica do animal.

Exames de sangue mais comuns, como hemogramas ou leucogramas, já costumam oferecer os dados necessários para o diagnóstico das doenças transmitidas pelo rhipicephalus sanguineous, sendo que também há exames específicos (como a sorologia para hemoparasitose) totalmente direcionados para detectar a presença da enfermidade.

Felizmente, tanto a erquiliose como a babesiose têm cura, e o tratamento é feito por meio da administração de medicamentos que devem ser indicados por um médico veterinário de confiança, já que somente ele terá a capacidade de dizer que tipo de remédio é melhor para tratar o problema e de que forma ele deverá ser administrado.

MARIA BOA TARDE MINHA CACHORRA ESTÁ COM ESSA DOENCA DO CARRAPATO ELA PRECISOU FAZER TRANSFUSÃO SANGUENEA E TOMAR MEDICACOES NO VETERINARIO E EM CASA ESTÁ BEM MELHOR POREM ESTAMOS AINDA NO TRATAMENTO JA TEM 8 DIAS MAIS DO JEITO QUE ELA ESTAVA QUASE MORTA ESTA MUITO BEM AGORA JA CORRE ,LATE,BRINCA

Como acabar definitivamente com eles?
Para acabar de vez com os carrapatos, você pode pode usar alguns produtos e algumas técnicas especiais. Porém, antes de qualquer coisa, sempre contate um veterinário de sua confiança.

Coleira carrapaticida
É uma coleira especial, que afasta os carrapatos do bichinho. Pode ser adquirida pet shops ou estabelecimentos do segmento pet.

Banhos carrapaticidas
É um banho feito no pet, onde é utilizado algum produto carrapaticida para fazer o tratamento dos carrapatos. Pode ser adquirido em pet shops. Cuide para que o animal não lamba o produto durante o banho ou enquanto estiver molhado.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo