Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Dá para prevenir o tártaro?

279 visualizações

Respostas


Para evitar a formação de tártaro é necessária à escovação diária dos dentes dos animais, desde filhotes, com escovas e creme dental específica para cães e gatos, pois os animais não cospem o excesso de creme dental utilizado, ingerindo boa parte do volume. A utilização de creme dental para humanos pode ser maléfica à saúde do animal, uma vez que o flúor em excesso pode ser tóxico e o sabão presente é irritante para os cães e gatos quando ingerido, o uso pode levar o animal apresentar vômitos e diarréia.
O fornecimento da ração adequada para cada fase, porte e espécie animal e também ossos de couro ou brinquedos especiais como cordas amarradas em formato de osso são outras armas importantes no combate ao tártaro e mau hálito.
O tártaro pode ser um fator de risco para saúde animal, levando o animal a desenvolver doenças em órgãos como coração, pulmão, rins e articulações. A presença de tártaro, mau hálito, incomodo e falta de apetite podem ser sinais de que o animal necessita de cuidados com higiene bucal.
Uma vez formado o tártaro a higiene bucal deve ser realizada pelo Medico Veterinário através da extração do tártaro por raspagem mecânica. Para este procedimento é necessário submeter o animal à anestesia geral, pois a extração exige exploração de toda arcada dentaria, face interna e externa dos dentes, algo incomodo para o animal acordado. Procedimentos adequados e eficientes não podem ser feitos sem anestesia.
Com a escovação diária dos dentes você impede presença de tártaro, mau hálito e doenças secundarias a este problema, propondo uma vida mais saudável ao seu animal. Consulte o Veterinário para instituir o melhor método de prevenção para este problema em seu animal.

Olá Rosana.... dá sim!

O tártaro é a placa bacteriana que se forma nos dentes, principalmente na parte mais próxima à gengiva.
Esse tártaro pode causar muito mau hálito, além da perigosa doença periodontal.
O ideal para combater este problema é que se mantenha uma boa higiene bucal, através das escovações e até utilizando de brinquedos que já existem e auxiliam na prevenção destes tártaros... ah, tem também suplementos alimentares naturais que, misturados à ração, também ajudam a evitar este problema. O problema é que quando o tártaro já está instalado no dente do pet não adianta tentar remover por si próprio...a única maneira eficiente de remover o tártaro é através do tratamento periodontal, também conhecido como tartarectomia. Esse processo é uma limpeza, feita por veterinários dentistas. Pena que para minha região não tem veterinários capacitados para isto!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo