Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Doenças em humanos transmitido pelos cachorros?

339 visualizações

Respostas


Zoonoses, são doenças que podem ser transmitidas dos cães aos humanos, como a raiva, babesiose que é uma parasitose transmitida por carrapatos, tifo transmitida por pulgas ela tem relação com ratos, peste que pode ser transmitida de um rato a outro por pulgas e os gatos contaminados por estes ratos ou pulgas adoecem e transmitem a peste ao homem, Leptospirose é transmitida pela urina do animal contaminado os ratos são portadores mas não adoecem, dermatofitose os gatos normalmente não apresentam sintomas, os cães sim, outras zoonoses muito comuns são febre amarela, salmonela, dengue e tuberculose...

Um exemplo pode ser a sarna sarcóptica ou escabiose.

As doenças de pele, como a sarna é um problema de pele transmitida por cão, gato, cavalo e coelho através do contato direto com o animal doente, e para evitá-la, é preciso manter seu animal sempre com banho tomado pelo menos a cada 15 dias e troca semanalmente os panos ou casinhas, mas se seu animal apresentar coceiras constantes, leve-o a um médico veterinário. Além das sarnas, as micoses também são transmitidas através do contato direto com tais animais, e para evitá-la, evite dormir com o seu animal de estimação em ambientes úmidos e mantenha a casinha do mesmo sempre limpa, e caso haja queda de pelo, recorra ao veterinário. No entanto, os problemas mais transmitidos pelos cães e gatos são através de pelos e da saliva, os quais geram problemas alérgicos como rinite alérgica e bronquite.

A raiva também uma doença transmitida pelo animal domestico, a qual é a mais conhecida e causa medo na população, já que conta com mortalidade em quase 100% dos casos. A raiva é provocada por um vírus que ataca o cérebro e os nervos, desenvolvendo distúrbios de comportamento, além de dificuldades para respirar e para engolir até mesmo água. É por este motivo que existe a vacinação contra a raiva, indicada para animais acima de 4 meses de idade, e assim caso você seja mordido por um animal é necessário que você procure urgentemente um Posto de Saúde ou Pronto Socorro para tomar as vacinas necessárias e receber a orientação adequada para evitar o aparecimento de tal doença.

Além destas doenças já citadas logo acima, outras também são de comum transmissão pelos animais domésticos, como:

-bucelose
-Leptospirose
-Toxoplasmose
-Criptococose
-Larva migrans

Desta forma, você deve saber que ter um animal de estimação em casa, acima de tudo, isto é, além de cuidar do bem estar da vida do mesmo é preciso que você cuide da sua, para quem assim a relação entre ambos tragam apenas coisas boas.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo