Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale, com suas palavras, sobre a "Sarna Otodécica".

273 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Prezada, embora tenhas pedido, especificamente, sobre a escabiose otodécica, por entender que seja de relevância aos nossos comuns da BP, PRIMEIRO e de maneira didática, teceremos alguns comentários sobre a sarna (escabiose), então, vamos lá.

A sarna é uma doença de pele contagiosa causada por uma espécie de ácaro muito pequeno.

Sinônimos
Escabiose

Causas
A sarna é encontrada em todo o mundo em pessoas de todos os grupos e idades. Ela é transmitida por contato direto com as pessoas infectadas e, com menos frequência, pelo compartilhamento de roupas ou artigos de cama. Às vezes, famílias inteiras são afetadas.

Os surtos de sarna são mais comuns em asilos, serviços de enfermagem e creches.

Os ácaros que causam a sarna cavam a pele e depositam seus ovos dentro dela, formando um túnel que parece uma marca de lápis. Os ovos se desenvolvem em 21 dias. Essa erupção que coça é uma resposta alérgica ao ácaro.

A sarna é passada por meio do contato com a pele de outra pessoa infectada.

Animais de estimação e outros animais não podem transmitir sarna humana. Também é pouco provável que a sarna seja transmitida por:

Piscina
Contato com toalhas, roupas de cama e roupas de alguém que tenha sarna, a menos que a pessoa tenha o que se chama de "sarna com crosta"
Exames
Um exame na pele mostra sinais de sarna. Os testes incluem um exame microscópico de raspados de pele retirados de um túnel para detectar a presença de ácaros. Uma biópsia da pele também pode ser feita.

sintomas
Sintomas de Sarna
Coceira, principalmente à noite
Erupções, principalmente entre os dedos
Feridas (lesões) na pele por coçar e cutucar
Linhas finas como marcas de lápis na pele
Os ácaros podem se espalhar mais na pele de bebês, causando espinhas no tronco ou pequenas bolhas nas palmas e solas.

Em crianças menores, a cabeça, o pescoço, os ombros, as palmas e as solas são afetados.
Em crianças mais velhas e adultos, as mãos, os pulsos, os órgãos genitais e o abdômen são afetados.


Já, sobre a sarna otodécica, vale a pena saber, que, pode ser confundida com uma otite e levar a um diagnóstico errado, razão para procurar-se logo o veterinário de confiança, vamos, então, conhecer, um pouco sobre:

O Que É Sarna Otodécica?
O nome sarna é bem conhecido entre os criadores de pet porque volta e meia ela ataca. É uma coceira intermitente que incomoda, cria feridas e em casos mais graves, deixa os animais sangrando e com cor. Pode passar dias e meses se prolongando sem que seja diagnosticada verdadeiramente e causando agonia ao animal.
A sarna otodécica é um dos tipos de sarna que pode surgir em cães e gatos. Este tipo de sarna é conhecida como sarna de ouvido e ocorre mais comumente entre os gatos, mas pode acontecer em cachorros também. É causada por um pequeno bicho que se aloja no conduto auditivo do animal de quatro patas, o ácaro Otodectes cynotis. Esse tipo de ácaro (que pode parecer muito com o carrapato em uma versão menor) vive no conduto auditivo de vários animais conhecidos ou desconhecidos da criação de pets.
Como Se Pega a Sarna Otodécica?
Esta doença se pega tal qual a transmissão do carrapato se dá e das pulgas também: contato direto entre animais infectados. Um animal que já tenha a sarna vai passar para outro por meio dos pelos ou sua derme e não precisa de muito: basta que fiquem juntos no mesmo ambiente. O ácaro vai se agarrar aos pelos do outro animail e vai andar por entre a pelugem até encontrar seu local preferido: o interior do ouvido.
No geral, os animais de rua é que transmitem este bicho porque pegam mais rápido a doença pela falta de asseio. Não dá para contrair este tipo de sarna em postes ou andando na rua em locais que outros animais já estiveram, pois o ácaro não vive tanto tempo fora de um ouvido de um animal de quatro patas. Ele também não vive em objetos como panos de dormir e travesseiros ou sofás e é totalmente inofensivo ao homem.
O Que Faz O Ácaro da Sarna Otodécica No Animal?
Este ácaro que causa a sarna otodécica vive bem em ambientes que sejam úmidos e escuros. Assim eles se reproduzem melhor e como vivem em grande quantidade, acabam se proliferando bem rápido e passando para os outros animais que estão dentro da mesma casa.
Os ácaros que transmitem esta doença se alimentam de restos da derme morta e viva. Isso é que causa a coceira, pois eles se prendem entre os pelos e acabam causando incômodo e, dependendo da quantidade de ácaros, podem causar inflamações sérias.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo