Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale sobre a bactéria "Streptococcus" e o que ela pode causar em nossos pets... ?

571 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Ahhh essa é fácil!!! Ela causa streptococose! rsrs
Nossa agora conheci uma porção de coisas que o Streptococcus causa, mas só se houver um desequilíbrio no corpo, pois essa como outras bactérias está presente em nosso organismo, porém quando ocorre alguma baixa de imunidade ela pode sair de controle e causar as infecções em gatos, cachorros pessoas e alguns outros animais.
Podem ser:
*Grupo A: este grupo é formado pela espécie Streptococcus pyogenes, é do tipo beta e é o que tem maior relevância. Causa algumas doenças graves que precisam de atenção especial médica: a faringite estreptocócica (a mais comum); erisipela (doença subcutânea acarretada pela circulação ineficaz); febre puerperal (pós-parto, ocorre graças a uma infecção no útero após o parto); febre reumática; glomerulonefrite aguda. Este grupo apresenta a proteína M.

*Grupo B: este grupo é formado pela espécie Streptococcus agalactiae, é do tipo beta ou gama. Esta espécie causa a meningite e septicemia em bebês recém-nascidos infectados pela mãe doente e está presente na flora vaginal de 30 – 35% das mulheres. Apresenta carboidrato B.

*Grupo C: não é formado por uma espécie única. Apresenta carboidrato C. Estes causam apenas doenças supurativas (com pus).

*Streptococcus viridans: esta espécie normalmente é alfa-hemolítico, estão presente comumente no trato oro-faríngeo. Causa danos bucais como abcessos dentários ou endocardite.

*Streptococcus mutans: esta espécie causa uma doença comum conhecida da maioria da população: a cárie dentária. Isto ocorre porque esta bactéria desmineraliza (desprotege) os dentes quando se instala neles, produzindo ácido láctico vai degradando o cálcio dental, tornando a arcada vulnerável à infecção.

* Streptococcus pneumoniae: esta espécie também é conhecida como “pneumococo”, são do tipo alfa. A comunidade médica tem uma preocupação substancial com esta espécie, pois causa doenças gravíssimas que podem levar o paciente à óbito. São elas: pneumonia; bacteremia; meningite; otite; sinusite, entre outras.
http://www.infoescola.com/reino-monera/streptococcus/

Agora em cães e humanos podem causar problemas semelhantes, sendo contagiosas de um ao outro, creio que a melhor forma de evitar e manter bons hábitos de higiene. Vale lembrar, lavar bem as mãos antes de preparar e consumir os alimentos, após ir ao banheiro, antes e após brincar com seu animal de estimação, (Sim, pois se vc não higienizar as mãos antes de tocar em seu animal de estimação vc poderá contaminá-lo) higienizar muito bem utensílios de cozinha e alimentos, sempreeee limpar a geladeira com produtos adequados, armazenar os alimentos na temperatura adequada. (Principalmente lavar os potes de água e comida de seu animal de estimação, trocar a água várias vezes ao dia, e acondicionar a ração e demais alimentos destinados ao pet com o mesmo cuidado que se tem com seus próprios). Isso evita não só o estreptococo, mas também muitas outras bactérias, vírus e fungos nocivos a nossa saúde, bem como de nossos bichinhos.

Outro site legal para quem quiser saber mais: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/streptococcus/
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo