Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Falem a respeito da anorexia nos caes.

1440 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Nos cachorros, a anorexia ou a falta de apetite pode ser provocada por múltiplos fatores. Praticamente qualquer doença pode causar perda de apetite; isso é conhecido como anorexia por causa orgânica. As patologias que afetam a boca merecem um capítulo aparte, já que aparecem com bastante frequência e são fáceis de detectar. Mas nem sempre a falta de apetite é causada por uma doença, nestes casos falamos de anorexia sem causa orgânica. Em umComo.com.br mostramos-lhe as causas mais comuns para que um cachorro não queira comer.
Anorexia sem causa orgânica
O calor, o estresse e os alimentos pouco saborosos podem fazer com que o apetite diminua. Às vezes também pode aparecer anorexia depois de trocar o tipo de comida que estava dando ao seu cachorro.
Isso acontece porque os cachorros tendem a ser neofóbicos, isto é, costumam ter medo das novidades. Para evitá-lo, as mudanças na alimentação devem ser graduais.
Doenças na boca
Os problemas na cavidade oral, como o tártaro, as fraturas dentais, a estomatite (inflamação da mucosa bucal) ou a gengivite (inflamação das gengivas) são uma das causas mais frequentes de anorexia.
Na maioria destes casos a anorexia é acompanhada de halitose (mau hálito). Se este é o problema do seu cachorro, recomendamos que vá a um veterinário para uma revisão buco-dental.
Anorexia com causa orgânica
Anorexia com causa orgânica
Um dos primeiros sintomas de quase qualquer doença nos cachorros é a anorexia. A febre, que pode ser produzida por várias doenças infecciosas, costuma provocar uma diminuição do apetite.
Apesar de não ser muito comum, a anosmia (perda de olfato) pode causar anorexia, assim como algumas doenças do sistema nervoso, pois é lá onde é regulada a saciedade e a fome (especificamente nas áreas do cérebro chamadas de hipotálamo e núcleo solitário).
As doenças que afetam o aparelho digestivo, como a gastroenterite ou a pancreatite podem causar falta de apetite, assim como a maioria dos problemas renais. Os tumores também, independente da sua localização, podem ser responsáveis pela anorexia, já que liberam substâncias capazes de alterar o apetite.
Todos estes processos requerem um diagnóstico e um tratamento profissionais, por isso se você tiver observado que seu cachorro não quer comer, e se descartou as causas não orgânicas mencionadas anteriormente (estresse, calor, mudanças na alimentação) aconselhamos que vá a um veterinário.



Olá!

A anorexia, ou perda de apetite, é uma manifestação clínica rapidamente observada pelos donos dos animais e que os faz procurar ajuda veterinária por estar, em regra, associada a algum tipo de doença ou enfermidade. Em alguns casos, pode ser consequente de:
* Incapacidade para encontrar comida devido, por exemplo, a ausência do sentido do olfato;
* Alterações ambientais (mesmo que imperceptíveis ao dono) ou mudança de dieta (geralmente para um alimento menos palatável);
* Introdução de novos animais mais agressivos ou competitivos pela comida pode induzir um estado de medo que impede o animal de se alimentar;
* Chegada de novos membros na família (ex: bebês);
* Fatores psicológicos (stress ou alteração alimentar);
* Lesões oronasais (fraturas, tumores, doença dental), retrobulbares (abcessos, celulite, tumores), inflamação dos músculos da mastigação ou nervo trigémio (que comanda os músculos da mastigação);
* Doenças sistêmicas devido aos eus sintomas. Febre, dôr, náusea, desconforto abdominal, tosse ou mesmo dificuldade respiratória podem justificar a diminuição ou perda de apetite.
* Doenças hepáticas;
* Obstruções intestinais;
* Entre outros.

A questão é: Se o seu animal não está alimentando-se bem, leve-o para consulta no veterinário. Só ele poderá diagnosticar o que seu bichinho tem e se realmente está com anorexia!

Prezadas, Bom Dia. Obrigado pelo prestigiamento em responder esta enquete. Eu, acho interessante este tema, até ser mais explorado.

Gilmar
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo