Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Meu cão está com umas falhas nos pelos e carocinhos, o que pode ser?

5725 visualizações

Respostas


Quando os pelos do cão começam a cair, ou aparecem feridas e falhas, logo pensamos que se trata de alguma doença contagiosa como a sarna; porém o problema pode ser outro e de origem alérgica.
Enquanto nós humanos, temos mais alergias que nos atacam o sistema respiratório, como por exemplo as rinites, nos cães, a pele é a principal afetada.
Com o calor, começam as infestações de pulgas e carrapatos, e com essas pragas, podem vir alergias por causa das picadas.
Os fungos, tem mais chances de aparecem no inverno e em tempos de chuva prolongada, onde a umidade do ar está alta.
1)Sintomas como: Falha de pelo, ferida com infecção, caspa, coceira, pelo engordurado e com pele escura pode indicar Dermatite alérgica
- Pode ser causada por sensibilidade a algum alimento (chamado também de hipersensibilidade alimentar). Inalantes como: Bolor, ácaro, poeira, pólen de alguma espécie de planta, picada de pulgas, produtos químicos, pelos que não foram secos corretamente, contato com medicamento (chamada também de Dermatite de contágio alérgico)

2) Sintomas como: Falha de pelo nas patas e tronco podem indicar Dermatite de lambedura
Resultado da lambedura excessiva do cão nessas áreas podem causar até feridas que nunca saram, auto-flagelo. As causas mais prováveis dessa compulsão por lamber são: estresse, solidão e ansiedade. Pode ocorrer porque ele passa muito tempo sozinho, passou por algum estresse grande como doença, problema físico, mudança de rotina ou mudança de ambiente. Para sanar o problema será necessário tratar a ansiedade ou tristeza do cão.
3)Sintomas como queda generalizada de pelos, crostas, feridas e descamações podem indicar Dermatite genérica alimentar
Pode ser causada por deficiência de proteína e cálcio na alimentação, por subnutrição ou até intoxicação devido a ração contaminada por mal armazenamento ou prazo de validade vencido. No caso de suspeita da Dermatite genérica alimentar, deve ser trocado imediatamente de ração e suplementação alimentar

De duas uma: ou seu pet está com alergia a alguma coisa, ou pode estar com sarna.

Sugiro que procure um veterinário, para que o mesmo possa identificar o real motivo e prescrever a medicação adequada.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo