Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

O que devo fazer para tratar o meu cão com sarna demodécica

162 visualizações

Respostas


Sarna Demodécica Localizada

Essa doença ocorre em cães menores de 1 ano de idade. A aparência da pele é similar a da micose. O principal sinal é a perda de pêlo ao redor das pálpebras, lábios e cantos da boca, e ocasionalmente no tronco, pernas e nas patas. O processo evolui para manchas irregulares de perda de pelos de cerca de 2.5 cm de diâmetro. Em alguns casos a pela fica vermelha, com escamas e infecções.

A sarna localizada costuma passar espontaneamente em seis a oito semanas, mas pode aumentar e diminuir por muitos meses. Se houver mais de cinco focos de mancha, a doença pode estar progredindo para a forma generalizada. Isso ocorre em aproximadamente 10 porcento dos casos.

Tratamento: Uma pomada tópica contendo gel Peróxido de Benzoíla (OxyDex ou Pyoben), ou uma preparação tópica leve usada para tratar ácaros da orelha massageada na área afetada uma vez por dia. Isso pode reduzir o curso da doença. A medicação deve ser aplicada com uma camada do pêlo para minimizar a queda. O tratamento pode fazer a região parecer pior nas primeiras duas ou três semanas.

Não há evidências de que tratar a sarna localizada evite que a doença se torne generalizada. O cão deve ser examinado novamente em quatro semanas.


Em primeiro lugar, para tratar a sarna de cachorro de modo bem feito, o dono deve levá-lo a um veterinário imediatamente. Só ele saberá se o cão realmente tem sarna e qual o tipo de sarna canina. Tratamento adequado somente um veterinário que tenha realizado uma consulta clínica presencial pode oferecer. Normalmente, utiliza-se um antiparasitário que poderá ser administrado de maneira injetável ou oral. A realização de banhos com sabonete terapêutico também auxiliará no tratamento da doença. Ahh, e uma coisa importante: Devem ser tratados todos os animais que estão em contato com o animal doente.
O importante mesmo é que se evite que seu animalzinho venha adquirir a sarna, mantendo sempre uma boa higienização da caminha, brinquedos, potinhos de comida e água, roupinhas e até do próprio pet.

Espero ter ajudado!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo