Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

O que é Babesia? E como é transmitida?

929 visualizações

Respostas


Babesia é um gênero de protozoários que parasitam vários animais domésticos, entre eles, equinos, bovinos e caninos. São encontrad...
pt.wikipedia.org/wiki/Babesia

É causada por um protozoário,encontrado na Europa transmitida pelo carrapato,América do Norte e Nordeste Africano transmitido pelos Rhipicephalus Sanguineos. Transmitida através da picada do carrapato infectado e secreção salivar.

Olá Tuca..

Babesia é um gênero de protozoários que parasitam vários animais domésticos, entre eles, equinos, bovinos e caninos. Este protozoário infecta e destrói os glóbulos vermelhos... transmite a famosa babesiose...
A babesiose, mais conhecida por doença do carrapato, é uma enfermidade que pode atingir cães de todas as raças, portes e idades. Transmitida no Brasil pelo protozoário babesia canis, que entra em contato com os cães através do carrapato marrom transmitindo uma hemoparasitose conhecida como babesiose.
Resumidamente: Após alojado entre os pelos do cachorro e se alimentando de seu sangue, o carrapato libera os protozoários na corrente sanguínea de seu hospedeiro, fazendo que eles rompam os glóbulos vermelhos através de sua proliferação no interior deles e causem a babesiose. Com a destruição dos glóbulos vermelhos, a doença do carrapato passa a causar anemia, perda de apetite, palidez, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e até mesmo cansaço e depressão no animal, que começa a não ter força para se movimentar ou brincar. Se não diagnosticada e corretamente tratada, a babesiose pode ser mortal ao bichinho.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo