Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

o que é dermatite psicogênica em gatos?

679 visualizações

Respostas


Dermatite psicogênica ou dermatite por lambedura é uma doença que acomete cães e gatos e vem tomando grandes proporções em clinicas de pequenos animais
Melhor resposta

Olá Rita!!!

Dermatite psicogênica ou dermatite acral por lambedura, é uma lesão de pele causada pela lambedura excessiva do animal, localizada principalmente nas extremidades dos membros (região dorsal de mãos e pés).
Existem gatinhos que, em muitos casos, precisam até amputar o rabo, por exemplo, por conta deste comportamento obsessivo.
A solidão é quase sempre a causa principal deste hábito. Um ambiente desconhecido, mudança de móveis, viagem, perda de território ou a negligência dos donos desencadeiam algumas sensações como o tédio, o estresse, a depressão e a ansiedade de separação. Assim como nós, os gatos também resolvem procurar o que fazer nesses momentos e acabam desenvolvendo a mania de lamber uma determinada parte do corpo, normalmente as patas ou o rabo e aí começam as lesões provocadas pelos próprios animais.
A primeira medida para que o tratamento seja bem-sucedido é a correção do fator desencadeante da doença.
Não adianta tratar a pele do gato se o cenário e a rotina do animal continuarem o mesmo, pois ele continuará estressado e deprimido.
Pode-se tratar com acupuntura, florais, cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia na tentativa de minimizar a ansiedade, depressão e stress.

Bom Dia. Como bem o disse, a Keila, é uma dermatite de contato, causada pelo atrito da língua, principalmente, nos gatos, que tem a língua mais áspera e o hábito de se "limparem" utilizando-a.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo