Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

O que é giárdia?

298 visualizações

Respostas


Giárdia é um protozoário microscópico que parasita o intestino dos mamíferos, pode provocar deficiências vitamínicas, minerais e prejudica a absorção das gorduras no intestino. A giardiase, doença provocada pelo protozoário tem como sintomas uma diarreia persistente, com forte odor, dizem que as fezes ficam com uma aparência gelatinosa e esverdeava, esta doença pode provocar a morte, mais comuns e crianças e filhotes... Como ela se propaga pela água contaminada e de pessoa a pessoa ou animal para pessoa, é importante fazer sempre o acompanhamento médico e veterinário, pois toda uma família e até comunidade, pode ser contaminada... Apesar de ser mais comum em locais com pouco saneamento básico, todos estamos sujeitos a sermos contaminados se não tomarmos sempre precauções higiênicas, e vale lembrar que se a água for tratada somente com cloro não é suficiente para combater este protozoário...

Giárdia é o protozoário responsável pela giardíase, infestação no corpo dos mamíferos, inclusive os humanos, que desencadeia uma série de efeitos danosos e mesmo outras doenças que derivarão dessa infestação.

Oiiiieeee!!!

A giárdia é um protozoário microscópico que parasita o intestino dos mamíferos, inclusive de seres humanos. Nos seres humanos, costuma parasitar o intestino delgado.
É uma doença bem rotineira em cães e você que tem um animalzinho provavelmente já se preocupou com essa verminose, que se trata de uma das principais doenças intestinais nos cães.
Os animais se infectam ao ingerirem a giárdia na forma de cistos, geralmente encontrados na água, comida ou fezes, que são eliminados por animais doentes.
O cão apresenta diarreia que pode se resolver sozinha ou se manter até ser tratada, elas podem ser de diferentes aspectos, além de fezes normais ou com presença de sangue, os cães podem apresentar ainda perda de peso e falta de apetite.
Ao perceber estes sinais é necessário investigar a causa. O diagnóstico feito pelo veterinário é feito ao encontrar a giardíase nas fezes do cão através de um exame microscópico feito a partir das fezes do seu animal.
O tratamento é simples, feito com antibióticos específicos, além da vermifugação, seguindo um esquema próprio para giardíase. A vermifugação deve ser realizada dando a dose recomendada para seu animal uma vez ao dia durante três dias e repetir o procedimento após quinze dias.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo