Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

O que é tratamento periodontal? Existe algum risco para o pet durante este tratamento?

234 visualizações

Respostas

Melhor resposta

O tratamento periodontal é realizado nos dentes e gengivas do cão, é raspado o tártaro, ou placa bacteriana para que a gengiva fique aderida ao dente novamente e o mesmo fique protegido de infecções. Este tratamento pode ser feito periodicamente, principalmente se o animal tiver alguma doença nos dentes e gengivas. Normalmente o procedimento precisa ser realizado com anestesia geral, e aí sim o risco de morte por conta da anestesia podem acontecer, hoje existem anestésicos inalatórios e de boa qualidade que minimizam os riscos, mas ainda assim eles existem, o ideal é procurar um ótimo profissional para fazer o tratamento em seu cão e levar em consideração qualquer fator que possa agravar os riscos, prestar atenção especial aos cuidados pré operatórios, conforme a orientação do veterinário, como por exemplo respeitar o jejum de comida e água antes do procedimento para evitar embolia quando a aplicação do anestésico... O melhor de tudo é escovar bem os dentes do cachorrinho com frequência, e dar-lhe uma alimentação de qualidade para evitar o acúmulo de alimento nos dentes.

Para se realizar um tratamento realmente eficiente, o animal deve ser submetido à anestesia geral. A partir desse momento, os dentes são examinados um a um e são realizadas radiografias intra-orais para avaliar a parte óssea. O cálculo é removido com um aparelho de ultra-som (tanto acima quanto abaixo da gengiva) e, muitas vezes, é necessário fazer outros procedimentos, como aplainamento radicular, extrações e até mesmo retalho gengival. Após a raspagem, os dentes são polidos com motor de baixa rotação, utilizando uma pasta especial. Esse procedimento deixa os dentes mais lisos, diminuindo o acúmulo de placa.

Boa Noite a Todas. Parabéns à Renata e à Kesia, pela excelente abordagem e explanação a respeito do tema, foi bastante esclarecedor, todavia, julgo interessante fazer-se, uma analogia com a cronologia canina, com os desgastes próprios das idades, a perda de coloração por perda de cálcio e transparecimento da dentina (que é mais amarela), enfim, é um tema bastante amplo em que cabe muita pesquisa e boa vontade para trazer mais conhecimento à Nossa comunidade Pet.

Fraternal Abraço a Todas.

Gilmar
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo