Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

O que posso fazer se meu cachorro tem otite?

160 visualizações

Respostas


Olá Gabriel!

Em primeiro lugar, procurar um veterinário de confiança, pois só o mesmo poderá diagnosticar se seu pet tem mesmo otite e qual o tratamento adequado de acordo com o estágio que a mesma se encontra. O diagnóstico dessa doença deve levar em conta vários fatores, que muitas vezes convergem para um tratamento de longa duração, e pode se dar através de exame físico, otoscopia ou exames laboratoriais (citologia, cultura e antibiograma).
Vale ressaltar, que, assim como acontece com os seres humanos, o uso descontrolado e indevido de antibióticos contribui para o surgimento de bactérias cada vez mais resistentes às medicações; daí a importância de se fazer um diagnóstico preciso da doença. Se a gripe mal curada leva a complicações, a otite tratada de forma inadequada também. Daí a importância de procurar o veterinário e seguir direitinho o tratamento que ele prescreverá! Normalmente, o tratamento das otites está associado ao uso de medicação tópica e à limpeza dos ouvidos. Em alguns casos há a necessidade de se associar à medicação tópica, antibióticos e/ou anti-inflamatórios. O remédio quem vai definir é o veterinário, por isso não medique seu cão sem orientação.
Não é possível prevenir completamente o surgimento de otites, mas a limpeza rotineira dos ouvidos pode ajudar bastante, principalmente nos casos de animais que já possuam esta predisposição.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo