Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Os hamsters são, em geral, animais robustos. Quais as enfermidades mais comuns ?

1063 visualizações

Respostas


Os hamsters são animais extremamente robustos, e raramente apresentam algum tipo de enfermidade. Contudo, quando submetidos a uma dieta desequilibrada ou uma habitação precária (sempre a prevenção fica por conta do dono) o hamster pode vir a apresentar alguma doença - geralmente não muito séria.
Aprenda abaixo como identificar e tratar algumas das doenças que atacam os hamsters com mais freqüência.

Perda de pêlo » Pode acontecer normalmente em alguns período do ano em que o hamster "troca de pele", especialmente durante o verão e o outono. É normal também ocorrer em fêmeas grávidas ou em período de amamentação. Nesses casos, portanto, a perda de pêlo é um processo natural e passageiro, e nada há para se preocupar. Acontece também com hamsters idosos.
Contudo, se a perda de pêlo vier acompanhada de outros sintomas, como perda de peso, letargia, coceira etc., o hamster pode estar doente e deve ser isolado de outros hamsters. Perda de pêlo pode ser sintoma de infecção de pele, alergia, dieta deficiente entre outras doenças. Deve-se buscar auxílio veterinário imediatamente, nesses casos.

Resfriado » Há muito temor infundado de que os hamsters podem transmitir doenças ao ser humano. Muitas vezes, é o contrário que acontece. Por exemplo, o hamster pode pegar uma gripe ou resfriado de humanos. Por isso, se você estiver gripado ou resfriado, evite manusear seu hamster até que você esteja completamente curado.
Os sinais mais comuns de resfriado é o nariz escorrendo e tosse. Em casos mais graves, o hamster pode apresentar perda de peso, letargia, respiração ofegante e se negar a comer e beber.
Se o hamster não apresentar esses sintomas graves, mas apenas tosse e escorrimento nasal, mantenha-o num ambiente aquecido da sua casa (não muito quente), e onde a temperatura seja constante. É importante também mantê-lo longe de correntes de ar. Dê ao hamster uma mistura morna de água, leite e mel para ajudar e acelerar a recuperação dele.
Caso seu hamster apresente sinais mais graves de resfriado, busque ajuda veterinária imediatamente.
Melhor resposta

Ah os Hamsters são muito resistentes embora tenham uma vidinha um tanto curta. Normalmente o Hamster pode ter problemas de pele, como alergias fungos, caspas e podem até nascer feridas e infeccionar, se sua casinha não for limpa com frequência e tiver contato com sua própria urina, e também podem ter resfriados, chegam a espirrar e ficar com o focinho escorrendo dá muita peninha!!! Fora isso são bastante saudáveis se manuseados da maneira correta nunca ficam doentinhos.
Já tive alguns e lhe digo que foram os bichinhos mais fofinhos e engraçados que já vi, eles brincam com você, te reconhecem quando chega, se assustam quando estão dormindo profundamente como bebezinhos! Minha última Hamster a Dona Hamster rsrs, morreu com 3 anos e meio, ela era do tipo persa, azulada e branca bem clarinha e eu até fazia penteados em seu pelinho, era um bichinho muito legal rs sinto a falta dela!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo