Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Pessoal, aproveitando do assunto que a Kesia nos trouxe, queremos saber como é transmitida a gripe canina.

186 visualizações

Respostas


É igualzinho nos seres humanos, o vírus da gripe canina H3N8 é transmitido através das secreções e do contato direto entre um animal infectado ao outro, pelas mãos, roupas, locais ou objetos contaminados com as secreções de um portador. É importante ressaltar que mesmo os seres humanos não contraindo este vírus ele pode ser um vetor, então lavar as mãos e evitar contato com animais desconhecidos ou doentes é essencial, principalmente nas épocas em que ocorre mais incidência de gripe, tanto canina quanto as outras... (Para se ter uma ideia o vírus sobrevive ativamente e pode permanecer contaminando por cerca de 24h em roupas e objetos, 12h nas mãos das pessoas e em superfícies, como pisos por 48h)

Renata, Boa Tarde.

BACANA. Também a Você Eu digo. Obrigado pelo seu conhecimento e pela boa vontade em pesquisar e trazer-nos mais conhecimento.

Fraternal Abraço.


Gilmar

Em cães a gripe é transmitida pelo ar ou por contato direto com outros animais infectados ou secreção dos animais infectados. A doença não é transmitida para humanos ou para outras espécies de animais. A vacinação em dia previne a gripe em cães. Mas medidas profiláticas são bem-vindas, como evitar contato com animais doentes, ou estadia em locais de alto risco, como feiras com muitos filhotes. É muito importante que os donos se conscientizem de que o filhote só está apto a sair de casa quando estiver com sua vacinação completa. Uma boa alimentação também é importante, bem como adequadas condições de saúde e higiene. A gripe canina é uma virose simples e autolimitante, ou seja, se o sistema imunológico do cão estiver fortalecido, ele deve se recuperar em 4 ou 5 dias, como na gripe humana. Mas se sua imunidade estiver comprometida, podem surgir complicações em decorrência da doença. É importante ressaltar que em casos de gripe o ideal é levar o pet ao veterinário.

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo