Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Por que o cachorro come fezes?

165 visualizações

Respostas


a minha nunca comeu

Olá Maura...

O fato de o cãozinho comer fezes se chama coprofagia.
Isto pode ocorrer por diversas causas:
* Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão.
*Super alimentação: sobrecarregar o sistema digestivo fornecendo alimentação e especialmente a base de ração uma única vez ao dia pode sobrecarregar o sistema digestivo e conseqüentemente ocorrer uma má digestão. Assim as fezes apresentaria um alto grau de produtos alimentares não digeridos. Mais tarde sentindo fome o cão se alimentaria destas fezes.
* Baixos níveis protéicos ou alimentação insuficiente (fome).
* Dietas ricas em carboidratos e fibras.
* Deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas). Nestes casos o fornecimento de enzimas digestivas é eficaz na superação deste comportamento.
* Ocorrência de vermes e conseqüentemente carência nutricional.
* Pancreatite crônica.
* Síndrome de mal absorção.
* As cadelas recém paridas consomem as fezes dos filhotes. Dessa forma mantém o ninho limpo.
* Ansiedade devido a conflito ambiental. Stresse ambiental pode contribuir com vários comportamentos redirecionados incluindo coprofagia.
* Cães entediados que manipulam fezes como passatempo.
* O cão pode ter sido condicionado a ingerir fezes para receber atenção do proprietário. O comportamento pode ter sido reforçado pela reação emocional do proprietário e que significou ganho de atenção.
* Punições excessivas relacionada a eliminações do cão. Cães podem comer fezes para evitar que os proprietários os punam.
* Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.
* Cães confinados ou presos são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na maior parte do tempo. Parece que animais que saem a passeio, recebem maior atenção do dono, são menos isolados e ganham brinquedos podem ter este comportamento diminuído, aliviado.


Enfim, vários podem ser os motivos, mas o bom é que tem tratamento, por isso sugiro que procure um veterinário, para que o mesmo possa ajudar a identificar o motivo da coprofagia e indicar um tratamento.

Espero ter ajudado.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo