Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Prezados, comentem sobre os cuidados para prevenir a coriza nos coelhos.

223 visualizações

Respostas


Gente, a pesquisa é fácil e vale a pena, são cuidados comuns a muitos Pets...

Assim como os homens, o coelhos também podem apresentar coriza de vez em quando. Isso pode ser o sinal de que algo está errado. Pode-se tratar de uma simples gripe ou algo mais sério. Se o coelho está apresentando esses sintomas, é importante levá-lo ao veterinário.
Outras pessoas estão lendo

Identificando
Os narizes dos coelhos são geralmente secos, então caso o seu coelho esteja apresentando coriza, deve ser fácil de perceber. O coelho também pode revelar outros sintomas, como olhos lacrimejantes, espirros e dificuldade de respirar. Pode-se dizer muita coisa a respeito da saúde do coelho só de observá-lo. Os coelhos devem estar sempre em alerta e respirar sem dificuldade

O significado
Se o coelho está com coriza, isso deve ser uma causa subjacente a um problema de saúde. Pode ser algo simples ou uma doença que exija maiores cuidados. O disgnóstico e o tratamento podem evitar que uma doença se torne algo mais grave. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais e procurar a ajuda de um veterinário.

Causas
Muitos fatores podem desencadear a coriza em um coelho. Existe uma doença conhecida como "fungado" que é parecida com a gripe humana, a diferença é que essa doença é causada por uma bactéria. Uma infecção no trato inferior respiratório e problemas dentais podem ser o agente causador desse sintoma. A coriza também pode ser causada pela obstrução da cavidade nasal por objetos estranhos.

Prevenção/Solucão
Um diagnóstico correto permitirá que o veterinário prescreva o tratamento adequado para a coriza. Caso ela seja causada pelo "fungado", o profissional prescreverá antibióticos para acabar com a bactéria. Verificar os dentes do coelho mensalmente, assim como evitar estresse para o coelho reduzirá as chances do animal contrair uma infecção. Isso inclui o controle da temperatura do ambiente de vivência, tratar outros problemas de saúde rapidamente e deixá-lo confortável quando levá-lo para viajar.

Considerações finais
Se o coelho apresenta coriza, é importante separá-lo de outros animais caso exista a suspeita que ele esteja doente. Mesmo que os sintomas sejam leves, a coriza pode ser causada pelo estresse de outras doenças. Por esse motivo, é importante consultar um veterinário, caso contrário, corre-se o risco de expor os outros animais a uma doença perigosa.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo