Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Quais as diferenças entre endo e ecto parasitas?

580 visualizações

Respostas


Os endoparasitas precisam estar dentro do organismo para sobreviver, em locais como corrente sanguínea ou intestinos, são seres como lombrigas, tênias e até vírus... Os ectoparasitas sobrevivem no hospedeiro porém normalmente do lado externo, e são exemplos destes os piolhos, pulgas, carrapatos, sarnas... O conceito de parasita é o de um organismo que depende de outro ser vivo para sobreviver e sem um hospedeiro a sobrevivência do parasita está ameaçada.

Bom Dia Gilmar!

É exatamente como a Renata explicou!

Os endoparasitas precisam estar dentro de um organismo como hospedeiros e vivem nos órgãos ou nos tecidos. Os exemplos mais comuns de endoparasitas que posso lhe falar são as tênias, os nematelmintos, os vírus, os protozoários e as bactérias. A necessidade de invadir acontece para se alimentarem e procriarem, além, também, de se protegerem ao "consumir".

Já os ectoparasitas (também chamados de exoparasitas) são os que vivem fora (na superfície) do hospedeiro. Exemplos deste caso são certos tipos de ácaros, os piolhos, as pulgas, os carrapatos, as sanguessugas, entre outros.

Espero ter contribuído!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo