Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Quais são os tipos de carrapatos que existem e quais são perigosos para cães?

3074 visualizações

Respostas


Registros fósseis sugerem a existência de carrapatos há pelo menos 90 milhões de anos. Existem mais de 800 tipos de carrapatos no mundo. Argas, Dermacentor, Haemaphysalis, Hyalomma, Ornithodorus,Rhipicephalus, Ixodes são as espécies de carrapatos existentes.
O Carrapato vermelho do cão (Rhipicephalus sanguineus) é o mais comum em cães e prefere instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do mesmo.
No Brasil os carrapatos mais comuns são:
Carrapato estrela (Amblyomma cajennense) que é uma espécie da família Ixodidae, também conhecida como carrapato do cavalo, que tem os eqüídeos como hospedeiros preferidos, mas também podem parasitar bovinos, outros animais silvestres e domésticos.
Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) que transmite a Babesiose ao gado.
Carrapato-de-galinha (Argas miniatus) que transmite aos galináceos uma doença infecciosa similar à sífilis, chamada bouba.
E o Carrapato vermelho do cão (Rhipicephalus sanguineus) já citado acima.
Para evitar a proliferação do carrapato em seu cão é necessário checar regularmente sua pelagem, principalmente as áreas que ele tem dificuldade em alcançar como orelhas, patas, costas e cabeça; utilizar coleiras de proteção e banhos carrapaticidas. Também é interessante dedetizar o ambiente com produtos carrapaticidas ou contratar dedetização profissional.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo