Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Qual a porcentagem de morte em filhotes contaminados pela Parvoviróse ?

250 visualizações

Respostas


É uma doença viral de extrema importância, visto ter uma incidência muito grande e uma taxa de mortalidade alta.
A única espécie animal acometida é a canina, não se trata de uma zoonose, ou seja, não é transmitida ao ser humano. Geralmente ocorre em filhotes de 6 semanas a 6 meses de idade que não receberam a devida imunização através do colostro da mãe ou que não foram imunizados com a vacinação.
Os sinais clínicos da doença são: perda de apetite, febre (40 - 41ºC), vômito (mais ou menos 12 horas após o cãozinho ter parado de se alimentar) e diarréia, esta é considerada a característica mais marcante, começando amarelada e evoluindo para fétida e com presença de sangue. Se a animal não for devidamente atendido por um Médico Veterinário pode ocorrer hipotermia e morte.
A transmissão se dá de maneira direta, ou seja, por contado de um cão contaminado com outro sadio. As fezes são a maior fonte para que isso ocorra.
Se o animal morrer, não é aconselhável que se arrume um outro animal sem antes desinfetar a área toda e deixar o quintal vazio por aproximadamente 6 meses, visto que esse vírus é extremamente resistente as condições do meio ambiente e a muitos produtos usados para combate-lo. A desinfecção pode ser feita com Hipoclorito de Sódio 2 a 3% e Formoldeído 3 a 4%, devidamente diluídos em água (1 : 10).
Mas, como em toda doença o melhor é a prevenção, vacine seu cãozinho com todas as doses necessárias de vacina (ver artigo a baixo = o que fazer quando se adquire um filhotinho de cão?) que ele será um cãozinho sempre saudável.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo