Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

qual os sintomas de depressao em um cao

233 visualizações

Respostas


Os cães podem sofrer de distúrbios de humor associados à depressão, assim como os seres humanos. Mas por que isso acontece? Como diagnosticar? Qual é a solução?

Alterações no ambiente são uma das principais causas

A depressão nos cães geralmente é resultado de uma situação traumática. Mudanças repentinas podem levar a essa condição: a chegada de outro cão ou de um bebê, mudança de residência, alteração na rotina do dono, morte de outro animal de estimação ou de um membro da família, situações estressantes como uma briga com outro cachorro e até mesmo alterações no clima, como a chegada do inverno.

Além disso, a depressão também pode estar relacionada às decisões dos donos em relação aos animais de estimação, como a superproteção, a falta de estímulo à socialização com outros cães e à prática de exercícios. Esses comportamentos mostram a falta de um bom direcionamento por parte do dono e podem causar doenças mentais que levam ao o mau comportamento e à depressão.

Comportamentos que permitem identificar o problema

Olá Rita!


Os principais sinais clínicos da depressão são o isolamento, perda de apetite, apatia, tristeza profunda e até intolerância ao toque. Não existem raças especificamente mais propensas ao aparecimento da doença, mas cães de companhia podem desenvolver a depressão mais facilmente que os demais, pois são emocionalmente dependentes dos donos e qualquer mudança de comportamento ou na rotina pode afetar o seu estado emocional.
Enfim, há diversos motivos que podem levar um cãozinho à depressão, entre ele podem estar a mudança de rotina, mudança de local, morte de pessoas queridas, perda da liberdade, estresse e até um período de doença.
Por isso, é importante estar atento ao seu cãozinho, evitando situações que poderiam provocar algum "estresse" no peludo. Tome também muito cuidado ao criar hábitos nos animais que depois não consiga cumprir. Além disso, não deixe de dar atenção a um cão que está acostumado a ser mimado, pois ele sentirá falta desse carinho. Agora, se a depressão já está alojada no seu peludo, o tratamento pode ser feito através de medicamentos alopáticos ou homeopáticos e terapia. Uma das coisas que dizem ser bom também é você "mimar" o peludo, dando atenção, fazendo carinho, tentando animá-lo a participar das brincadeiras que ele mais gosta e mostrando o quanto ele é importante para você. Mas, lembre-se, o ideal ao perceber alguns destes sintomas, é que leve seu peludo ao médico veterinário, pois só ele poderá passar o tratamento correto... afinal, cuidar do seu animal é a melhor prova de amor que você pode dar a ele.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo