Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Que tipo de doença os gatos pode transmitir

311 visualizações

Respostas


O animal felino produz glucoproteína fel d1 que está presente na saliva e no pêlo. Essa substancia desencadeia uma série de reações alérgica, como espirrar, erupções cutâneas, irritação das vias respiratórias, e o pior asma. Porém o único gato que não produz a glucoproteína é o gato Siberiano.

Há também nos gatos uma doença parasitária que é a toxoplasmose, que é provocada por um protozoário o toxoplasma gondii que infectos aqueles felinos que comem aves, ratos ou carne contaminada. E os gatos são os hospedeiros desta doença que sua transmissão é pelas fezes, para as pessoas. O pior desta doença é para as mulheres grávidas, que pode até causar aborto, ou lesões ao feto. E o cenário se agrava mais se a gestante for marinheira de primeira viajem. Mas você pode controlar essa doença, pois ele só começa a liberar os ovos do toxoplasma e só começa a ser infestivos depois de algumas horas. Evite brincar com os gatos, e não der carne crua.

Outra doença que é transmitida pelo gato e que é altamente contagiosa é a Dermatomicose que é muito conhecida como (tinha), é uma infecção cutânea provocada por fungos parasitas. Uma vez contaminado pode transmitir aos humanos, não apenas no contato direto, mas através do manuseamento de coberto, mantas, tapetes, ou onde eles costumam se deitar. Essa doença manifesta-se na pele das pessoas da casa, principalmente na zona de mais contato com o gato que geralmente é as mãos o rosto e os braços. Essa infecção começa com manchas vermelhas, e se espalha rapidamente, é deve ser tratada o mais rápido possível. Saiba, portanto que esta doença é mais freqüente em gatos persas e siameses e angorás.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo