Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Como lidar com a gravidez psicológica em caes

218 visualizações

Respostas


Gravidez psicológica
A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, ocorre devido a uma disfunção hormonal, mais especificamente devido a um desequilíbrio no hormônio chamado progesterona. Esse é um problema bastante comum (ocorre em cerca de 50% das fêmeas não castradas) e ainda por cima recorrente. Ou seja, uma cadela que desenvolveu gravidez psicológica tem grandes chances de apresentar o problema novamente. A fêmea pode apresentar gravidez psicológica mesmo sem nunca ter cruzado.
Como acontece
Aproximadamente dois meses após o cio a fêmea se prepara para dar à luz e cuidar de filhotes inexistentes. A pseudociese normalmente ocorre em cadelas que nunca cruzaram e que já passaram por mais de um cio, mas também pode acontecer no primeiro cio e pode aparecer até mesmo nas cadelas que já pariram.

Sintomas 1
Qualquer fêmea não castrada pode desenvolver a pseudociese. Algumas apresentam o problema em todos os cios, outras com intervalos entre os cios. Pode acontecer também da cadela ter pseudociese e ninguém perceber porque ela apresenta sintomas leves. Os sintomas e a intensidade dos mesmos variam de cadela para cadela.

Sintomas 2
De forma geral, a fêmea apresenta os mesmos sintomas típicos de uma gestação verdadeira: tetas inchadas (com ou sem a presença de leite), instinto de preparar-se para o parto e adoção de objetos como “filhotes”. Algumas apresentam aumento no abdômen. Há também alterações comportamentais: irritação, agressividade, carência de contato físico, depressão, falta de apetite, etc. A agressão por proteção maternal é inclusive mais comum nas fêmeas que não têm filhotes. Todos os sintomas são passageiros e duram em média de duas a oito semanas.

Tratamento
Para tratar qualquer problema de saúde é importante consultar um veterinário. Existem medicamentos específicos para tratar os sintomas. Em alguns casos, permitir que a cadela fique com os objetos que foram adotados como “filhotes” piora o problema e estimula a produção de leite. Noutros, retirar os “filhotes” pode deixá-la mais ansiosa. É importante observar que a pseudociese pode trazer riscos para a saúde. Quando a produção de leite é grande as tetas podem inflamar (mastite). O leite também pode endurecer, causando dor, infecções e febre. Outro problema frequente é a fêmea lamber ou sugar as tetas a ponto de feri-las. Além disso, cadelas que apresentam gravidez psicológica são fortes candidatas a desenvolver tumores mamários e piometra.

Castração
Para que a castração seja eficaz no tratamento da pseudociese, é necessário extrair completamente o útero, as trompas e os ovários. Resquícios de ovários poderão dar continuidade à disfunção hormonal causadora da gravidez psicológica. A única prevenção realmente eficaz é castrar a cadela antes do primeiro cio. Além de eliminar o problema da gravidez psicológica, há diversos outros benefícios para a saúde e o comportamento. A castração precoce diminui quase em 100% as chances de câncer de mama, elimina as chances de câncer de útero e piometra, aumenta a vida saudável da cadela em média três anos, diminui as fugas e reduz certos tipos de agressividade, dentre outras vantagens.

nao se tem oque fazer ,a, nao ser tratar ou antes de tudo castrar o animal;

Pseudociese é muito chata e incômoda para as cachorrinhas, a maneira mais saudável de se livrar dessa doença é "castrando" esterilizando-a, pois a cada ciclo da cadela é provável dela ter novos episódios da doença.

Olá Paulina

A melhor forma de lidar com a gravidez psicológica é deixando a fêmea à vontade, providenciando uma caminha em local calmo para que ela leve seus “filhotes” e descanse. Muitas cadelas podem demonstrar agressividade quando pessoas se aproximam dos filhotes imaginários. Por isso, nessa fase, é importante respeitar seu espaço e tentar associar a presença de pessoas com coisas boas, como um petisco gostoso. A gravidez psicológica, normalmente, acaba em duas semanas, naturalmente. Sendo assim, o uso de medicamentos para interrompê-la, geralmente, não é recomendado. Eles só são indicados pelo médico veterinário no caso de mamite, inflamação das mamas por causa da produção de leite. Uma medida para evitar esse problema, em muitos casos, é o uso do colar elisabetano para impedir a lambedura das mamas. As cadelas que apresentam a pseudociese também podem se beneficiar com o aumento na atividade física, por isso é uma boa ideia aumentar a frequência de passeios nessa fase.

E o que fazer para evitar a gravidez psicológica? A única e mais eficaz solução é a castração, que além de prevenir esse distúrbio, vai evitar crias indesejadas, problemas comportamentais e problemas graves de saúde, como piometra e tumores de mama.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo