Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Qual o ano de criação do personagem Sansão da turma da Mônica??

268 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Bom Dia Adriana...

O ano de criação do personagem Sansão (bichinho de pelúcia e de estimação da Mônica) é 1963.
Ao criar o Sansão, Mauricio de Sousa (criador) inspirou-se no verdadeiro coelho de pano que a real Mônica (sua filha) arrastava pela casa quando tinha 2 anos. No início, o Sansão dos quadrinhos não tinha nome. Foi escolhido em 1983, através da sugestão de uma menina de 2 anos, chamada Roberta Carpi, de Ribeirão Preto.

Prezadas, a primeira aparição do Sansão foi em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de S. Paulo em 3 de março de 1963.
Antes da publicação de sua primeira tira, a primeira aparição da Mônica foi publicada na primeira página do mesmo jornal em 11 de fevereiro de mesmo ano.3 Esse Coelho de pelúcia que apareceu naquelas datas antes de ser chamado Sansão, Ele era amarelo, segundo o Maurício, recheado de palha e, antes de ser restaurado, pouco já restava do original (hoje em exposição permanente, no Museu). Mais tarde, quando participando de um program de TV, a Mônica (Filha, que dá o nome à personagem), recebeu de presente um Coelho Azul, que, em primeiro momento recebeu o nome de Tum Dum, Tum Dum, Tum Dum e mais tarde batizou-se de Sansão.

Mauricio de Sousa baseou-se em sua filha homônima para criar a Mônica, fato que se repetiu com outras personagens surgidas posteriormente. Seu papel original era como coadjuvante para Cebolinha, o protagonista original entre os primeiros personagens de Mauricio. Porém, seu público, como o próprio relata, "passou a coroa" para ela. Mauricio atribui parte do sucesso de Mônica ao fato de ela ser a primeira personagem feminina com papel de destaque dentre suas criações, que eram em maioria meninos. Mônica ganhou tanto espaço que acabou tendo sua própria revista em 1970, a primeira publicação infantil colorida em terras brasileiras.

Enquanto sua filha brincava com as irmãs, Mauricio aproveitava para estudar o comportamento dela. Quando sua irmã mais velha, Mariângela, que por sua vez inspirou Maria Cebolinha, lhe cortou os cabelos, deixou diversos caminhos-de-rato em sua cabeça, usados pelo pai para conceber o cabelo em gomos da personagem, que lembram bananas. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Mauricio ainda observou que a filha utilizava roupas de cor vermelha com frequência e tinha muito apreço por um coelho de pelúcia. Ele fez com que sua personagem também apresentasse tais traços.

Com o passar dos anos, os traços de Mauricio evoluíram, mas Mônica manteve os dentes incisivos protuberantes e sempre usa vestidos de cor vermelha. Nas histórias, os personagens constantemente a ofendem com insultos relacionados à sua baixa estatura e ao seu excesso de peso, apesar de não apresentar diferenças visíveis com os outros personagens no estilo atual de desenho das publicações.

Em sua versão adolescente na publicação Turma da Mônica Jovem, a personagem aparece com peso e estatura normais, e seus dentes, apesar de ainda protuberantes, são menos caricatos do que em sua versão infantil. Ela também possui um indumentário mais extenso e que não se limita apenas ao vermelho.

Personagem e caracterização[editar | editar código-fonte]
Mônica é uma menina de sete anos que vive no Bairro do Limoeiro, local fictício que serve de cenário para a maioria das histórias que protagoniza. Ela vive com sua mãe Luísa Fernandes, uma dona de casa, e seu pai Sousa, que trabalha em uma companhia de negócios e tem sua aparência baseada no Mauricio de Sousa real. Quando foi criada, Mônica era irmã do personagem Zé Luis, mas na continuidade atual aboliu-se tal parentesco. Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas características físicas e comportamentais com sua dona. Monicão foi um presente de seus amigos Cebolinha e Cascão, numa tentativa frustrada de zombar da menina.

De gênio forte, Mônica não tem paciência para os apelidos que recebe das outras crianças por causa de sua aparência física e costuma responder a tais ações com sua extrema força bruta, muito superior à de uma menina de sua idade e até mesmo à de um ser humano comum. Mônica aplica tais "correções" em seus colegas com suas próprias mãos ou através de Sansão, um coelho azul de pelúcia que é muito querido por Mônica. Sansão é frequentemente roubado pelos meninos do bairro, que dão nós em suas orelhas para irritar a "dona da rua", título que ostenta e que é almejado por Cebolinha.

Apesar das provocações constantes que enfrenta, ela tem laços de amizade com a maioria das crianças do bairro, em especial com Magali, uma das poucas que não sofrem com o temperamento de Mônica. Normalmente geniosa, por vezes demonstra um comportamento mais dócil e feminino, e frequentemente se apaixona pelos meninos mais bonitos do bairro.

Esperando ter colaborado.

Fraternalmente,

Gilmar

Nossa que legal saber sobre o sansão!!!
Fiquei curiosa em saber sobre a Mônica de verdade agora rsrs

Leia a resposta do Gilmar.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo