Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Meus Queridos, digam o que acham sobre a "domesticação" de Animais Silvestres.

203 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Olá Gilmar!
Não sei julgar se é certo ou errado, nem sou uma estudiosa, posso dizer-lhes, só o que vejo... Posso dizer que todos os animais são "selvagens" antes de serem domesticados e sei que muitos animaizinhos que as pessoas acham que são domesticados são um tanto indomados.
Particularmente eu diria que não é algo muito correto a se fazer, levando em consideração o monte de animais que vejo abandonados, se as pessoas não possuem consciência de tratarem os próprios semelhantes com compaixão e respeito, para que capturar mais animais de seus habitats e levarem para suas casas, hoje percebo que nem cães, gatos, pássaros e peixes comuns em nossos lares são compreendidos e nem possuem suas necessidades básicas atendidas, sofrem um total desrespeito e descaso com seus instintos naturais e sobrevivem somente. Creio que o conceito viver e sobreviver são palavras distintas. Diria que viver é fazer aquilo que se tem vontade livremente, levando em consideração seu dever existencial e sobreviver é somente se manter vivo, mas sem uma função específica... Veja o exemplo de um pássaro que vive em sua comunidade, trabalha seus dias para se alimentar, ficarem saudáveis, procurarem parceiros, construírem ninhos, se reproduzirem e seguirem seu ciclo de vida natural. Sobrevive um pássaro em uma gaiola, que não sabe procurar seu alimento sozinho, a mercê da vontade de seu tratador, não convive em uma sociedade com seus iguais, não possui liberdade e mesmo que a conquiste, não saberá o que fazer e provavelmente irá morrer sem ajuda de alguém que lhe alimente e proteja das intempéries, pode sobreviver por dezenas de anos, mas qual sua função natural? Servir de distração para o seu proprietário...
O mínimo que se espera de um proprietário consciente é buscar compreender as necessidades de seu animal, aprender qual é a melhor forma e mais natural de lidar com seu bichinho e se atualmente a maioria das pessoas não cuida corretamente de um simples cãozinho, para que destruir mais espécies naturais? Isso me parece muita vaidade.

Boa Noite, Querida Amiga BP. Linda e madura resposta, como de costume, de sua parte. Penso assim tal qual Voce. Ademais, quando os captores fazem suas vitimas, somente no maximo 10% sobrevivem e chegam ate as pessoas que os adotem. E triste.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo