Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

O que é Pseudociese?

284 visualizações

Respostas


É um fenômeno, infelizmente muito frequente em cadelas, que chamamos de Falsa Prenhez, Gravidez Psicológica ou Gestação Imaginária. Isso pode afetar gatas também.

Caracteriza-se por aumento de volume das mamas e até mesmo secreção láctea.
Assim como na gestação de verdade, o comportamento da fêmea muda no período em que ela está passando pela pseudociese. Tanto a gata quanto a cachorra começam a fazer ninhos com panos, roupas ou toalhas macias e levam para esses ninhos brinquedos, ou outros objetos, como chinelos, sapatos e bichos de pelúcia como se fossem seus filhotes. Muitas vezes, até mesmo outros cachorros ou animais da casa são adotados pela fêmea nesse período.

Para ter certeza que sua fêmea tem pseudociese, leve-a no veterinário. Só um especialista pode fazer um diagnóstico correto. A pseudociese predispõe a fêmea a outras doenças como a mastite, que é uma infecção da glândula mamária. As fêmeas que apresentam a gravidez psicológica tem uma predisposição maior a desenvolverem tumores mamários.

A única maneira de evitar a pseudociese é castrando as fêmeas, pois a cirurgia de castração retira todo o aparelho reprodutor das fêmeas, parando assim a produção de prolactina, que é um dos principais hormônios da gestação, tanto real quanto psicológica.
Melhor resposta

Eu tive duas cachorrinhas que sofriam de pseudociese, a minha Jully sofreu também de câncer no útero, o veterinário não soube ao certo se teve relação com a pseudociese, mas pode ter contribuído... A Jully ficava gordinha, com bastante leite e adotou uma ninhada de gatinhos, não os amamentou mas não permitia que ninguém os tocasse, nem mesmo a mãe quando saía para comer e depois voltava rs, adotou também os meus Hamsters, e fazia uma linda caminha com a espuma que roubava do meu colchão ela morreu já faz alguns anos... A Wendy não é tão dramática, mas tinha muito leite e chorava sozinha, provavelmente pelo excesso de leitinho nas mamas que as fazia inflamar, logo que percebi que ela tinha o problema também eu já providenciei a castração e hoje ela é um cão bem mais tranquilo, apesar de ser uma pestinha rs
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo