Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Comente sobre o "Bulldog Americano", também conhecido como "American Bulldog".

126 visualizações

Respostas

Melhor resposta

O American Bulldog (bulldog americano) originou-se a partir do valente e robusto bulldog antigo da Inglaterra do século XVII, onde era usado na derrubada de touros e em rinhas com touros, ursos e outros cães. Com a proibição das rinhas e esportes violentos, duas vertentes principais de bulldogs acabaram se estabelecendo. Enquanto na Inglaterra o valente bulldog foi "aperfeiçoado" até tomar a forma e atitude do bulldog inglês atual (pequeno e preguiçoso), os bulldogs que haviam sido levados para os EUA junto dos imigrantes que se fixaram na região da atual Geórgia naquela época mantiveram a sua característica de cão de combate a animais selvagens, trabalho e proteção. São esses o que chamamos hoje de American Bulldog.

Nesse século coube a um americano de nome J.D.Johnson através de um trabalho pioneiro de pacientemente procurar pelas fazendas afastadas do estado da Georgia representantes do que considerava o "bulldog original", de salvar e apurar a raça até o padrão atual. Atualmente a raça é bastante difundida nos EUA, onde o cão continua a ser usado, entre outras coisas, para caça e derrubada de javalis, para o trabalho nas fazendas, proteção e companhia. A raça participam com grande sucesso de diversas provas de trabalho e no famoso IronDog americano.

No Brasil é uma raça relativamente nova, com os primeiros cães sendo introduzidos a pouco mais de 10 anos. Uma média de 200 cães da raça são registrados por ano no Brasil. Atualmente (2004) existe um trabalho sendo feito de implantação da Associação de Criadores de Bulldog Americano.

Temperamento

É fiel e amigo do dono e da família, sendo amigável com os conhecidos mas reservado com os estranhos. Quando adulto não tolera pacificamente outros cães do mesmo sexo. Tem temperamento estável e equilibrado, com forte instinto territorial, o que predispõe o cão como um guardião quase natural.

Alie-se ao temperamento a sua aparência robusta e "malvada", e podemos afirmar que provável que não exista outra raça capaz de colocar mais medo a um estranho que o Bulldog Americano.
Isso por si só já se encarrega de manter afastados potenciais mal-feitores. As aparências, porém, enganam. Para surpresa de muitos, trata-se de uma raça de excelente índole! Apesar de estar pronto a defender os membros da sua família, e o seu terreno, o cão raramente irá atacar estranhos, especialmente na presença do dono. Deve obrigatoriamente receber treinamento de obediência básica.

ABs e crianças - Os AB adoram as crianças. Apesar disso, e por serem grandes (pesados) e desajeitados, eles podem facilmente machucar uma criança pequena com um pulo ou alguma brincadeira mais bruta. É assim fortemente recomendável que um adulto esteja sempre por perto quando houverem crianças perto do seu AB, especialmente no caso de crianças estranhas e ansiosas.

Características

Por ser uma raça essencialmente de trabalho, os Bulldog Americanos são muito mais caracterizados pelos seus aspectos de trabalho e temperamento, do que por questões de estética. Assim, vários tamanhos, colorações e aspectos são permitidos pelos padrões existentes. Em resumo, trata-se de uma raça de grande porte, que necessariamente deve passar a impressão de um cão alerta e poderoso, com peito amplo e cabeça grande e pesada, observando-se a proporção com o tamanho do corpo. O focinho deve ser quadrado e relativamente curto (de 2 a 4 polegadas), e as pernas são fortes, com ossatura pesada e musculosas. As cores aceitáveis são o branco, o branco/tigrado, e o branco/caramelo. Cães totalmente coloridos não são aceitos, assim como cães com "jarrete" e cães com cabeça pequena (em relação ao corpo). Mesmo em cães brancos, a ponta do focinho (nariz) necessariamente deve ser preta.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo