Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

E o rafeiro de Alentejo, quem é?

278 visualizações

Respostas


Já há pergunta sobre este peludo, pena que ninguém respondeu:

http://www.blupet.com.br/perguntas-e-respostas/racas/comente-com-suas-palavras-sobre-o-rafeiro-do-alentejo-tambem-conhecido-como-mastim-portugues-ou-mastim-do-alentejo

O Rafeiro do Alentejo é uma raça antiga, originária de Portugal, do tipo de cão de guarda de gado. Também é conhecido por "Mastim Português" ou "Mastim do Alentejo".
É uma das maiores raças portuguesas e uma das mais bonitas. É um molosso, de grande porte, forte e com aspecto rústico.
O pêlo desta raça é de preferência de tamanho médio, mas também pode ser curto. Pode ser visto nas cores preta, lobeira, fulva ou amarela. São permitidas malhas brancas ou nas outras cores aceites. Os padrões raiado, riscado e tigrado também são aceitos.
Não é um cão para um dono inexperiente. Sendo um cão de guarda é bastante territorial e agressivo para com estranhos que entram na sua propriedade. Por isso é indispensável que o seu raio de acção esteja bem delimitado e o terreno bem vedado. O ladrar é a primeira forma de defesa do território. A sua voz é grave e audível a grandes distâncias. É um cão de defesa, só atacando perante a percepção de ameaça. Por ser um excepcional cão de guarda, defende com coragem o terreno e a família, estando especialmente atento durante a noite. Em casa, é bastante calmo e dócil. A raça amadurece bastante tarde apenas por volta dos quatro anos. Convive com outros animais, desde que estes tenham sido apresentados desde cedo.
As fêmeas têm entre 64 a 70 cm e os machos vão desde os 66 até aos 74 cm. O peso varia em torno entre os 35 e os 45 kg nas fêmeas e entre os 40 e os 50 kg nos machos.
Melhor resposta

Meu caro Gil...
O Rafeiro do Alentejo é uma raça antiga, originária da região alentejana, do tipo de cão de guarda de gado. Também é conhecido por "Mastim Português" ou "Mastim do Alentejo".

O Rafeiro do Alentejo é uma das maiores raças portuguesas e das mais bonitas. As fêmeas têm entre 64 a 70 cm e os machos vão desde os 66 até aos 74 cm. O peso varia em torno entre os 35 e os 45 kg nas fêmeas e entre os 40 e os 50 kg nos machos.

O Rafeiro do Alentejo é um molosso, de grande porte, forte e com aspecto rústico. A cabeça lembra a de um urso, com uns maxilares fortes e musculosos. O nariz é largo e escuro. Os olhos são escuros e de olhar suave e as orelhas triangulares e pendentes. O pescoço é curto e forte.

O corpo do Rafeiro do Alentejo é mais comprido do que alto. Os membros são musculosos e têm um pelo mais macio. A cauda é comprida e curva na extremidade.

O pêlo desta raça é de preferência de tamanho médio, mas também pode ser curto. Espesso e liso, o pelo distribui-se de forma equalitária pelo corpo. Pode ser visto nas cores preta, lobeira, fulva ou amarela. São permitidas malhas brancas ou nas outras cores aceites. Os padrões raiado, riscado e tigrado também são aceites.

Muito bem, Minhas Caras, parabéns, pelas respostas e obrigado por trazerem ao conhecimento mais este grande Molosso.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo