Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

E p LapinKorokoira, quem é?

166 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Acredito que esteja falando do LapinPorokoira... se for é o mesmo da pergunta anterior:

http://www.blupet.com.br/perguntas-e-respostas/racas/quem-e-o-lapinkoira

Nada mais é que o Cão finlandês da Lapônia, uma raça canina muito bonita.
O Cão Finlandês da Lapônia, também conhecido como Lapinkoira, Vallhund da Lapónia ou Lapland Reindeer Dog, é uma raça cuja origem foi creditada a Finlândia, embora tenha sido reivindicada no século XX por dois países, Suécia e Noruega, o que fez surgir duas variações. O Cão Finlandês da Lapônia é praticamente idêntico ao Spitz da Lapônia, embora a FCI reconheça as duas raças como distintas.
De personalidade ativa, é um animal robusto usado anteriormente para pastorear renas, que tem o adestramento considerado de moderado a difícil. Hoje é tido como um bom cão de companhia e de pastoreio de ovelhas e bois. Fisicamente, tem a cauda enrolada sobre o dorso e a pelagem dupla.

Peso: Macho: 15–24 kg, Fêmea: 15–24 kg
Altura: Macho: 46–52 cm, Fêmea: 41–47 cm

Embora sejam iguais as correntes são diferentes, permitindo que sejam aceitas ambas. Tanto que há indivíduos inscritos nas duas raças.

Da história desta raça pouco chegou até nós. Sabe-se que também é conhecida por Lapinporokoiva ou Vallhund da Lapónia e que descende do cruzamento do Lapphund com o Pastor Alemão. Originário da Finlândia, o Pastor da Lapónia foi inicialmente utilizado para proteger as renas e rebanhos dos lobos e outros pedradores.

Em 1950, esta linhagem começa a ser registada mas, só em 1966, é que se estabelece a distinção entre o Lapphund finlandês e o pastor da Lapónia. É reconhecida pelo FCI, mas tem sido ausente nas exposições europeias do género.
Descrição [ editar ]

Este é um cão de porte médio, cuja altura na cernelha pode atingir nos machos os 56 cm e nas fêmeas os 48 cm. O peso máximo para esta raça é de 30 Kg.
A pelagem exterior é comprida e áspera, enquanto que o subpêlo é fino e lanoso. Normalmente, o pêlo é preto tingido de vermelho ou preto fogo, podendo existir manchas acizentadas na cabeça, tronco ou membros e manchas brancas no peito e pescoço.

A cabeça é pontiaguda e o focinho ligeiramente curto. Os expressivos olhos são ovais, de cor escura e as orelhas triangulares encontram-se normalmente erectas.
O dorso forte e o peito profundo e longo fazem desta uma silhueta distinta. Os seus membros são musculosos, sólidos, com uma estrutura óssea também ela sólida. A cauda de inserção baixa, apresenta uma pelagem exuberante e encontra-se normalmente pendente.
Temperamento [ editar ]

É um cão pouco silencioso, mas obediente, energético e bastante devoto ao seu dono. Necessita de uma educação firme e de se socializar com a família, o que não será difícil já que aprende rapidamente. É um animal dotado de uma alegria contagiante, que aprecia participar em jogos com os seu dono e ser desafiado para umas corridas.
Observações [ editar ]

O Pastor da Lapónia não necessita de cuidados muito específicos, para além daqueles que são normais: escovagem regular do pêlo.

É preferível que viva fora de casa, uma vez que é um animal de estimação incansável, perfeitamente adaptável a vários cenários, desde que ao ar livre. Necessita de muito exercício físico e aprecia o clima frio.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo