Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

E sobre o Pastor da Catalunha, o que sabem?

196 visualizações

Respostas


Bom Dia!

O Pastor Catalão, também conhecido como Gos d’ Atura, é uma raça de cão originária dos Pirineus Catalães (regiões montanhosas da Catalunha) e que se desenvolveu rapidamente nas zonas pastorais Catalãs graças à correta condução de rebanhos, sua função mais habitual.
Tal como a generalidade dos cães pastores europeus, tem sua origem nos cães asiáticos que se espalharam pela Europa com as invasões Bárbaras e ocupação Romana. Outras raças de cães pastores de regiões próximas são consideradas parentes, tais como o Pastor dos Pirineus e o de Bergamasco.
Este cão foi reconhecido como raça no seu país desde cedo. Em 1919, os espanhóis oficializaram a raça e uma década mais tarde o padrão foi redigido.
Fisicamente é um animal grande, podendo pesar até 20 kg. Sua pelagem é lisa, longa e levemente ondulada nas pontas, podendo apresentar as colorações que variam do cinza ao preto e ao preto com marrom.
O seu caráter vigilante, fiel e fácil de treinar o tornam bastante eficiente para tarefas de pastoreio, cuidando muito bem dos rebanhos que lhe são confiados, impedindo a aproximação de desconhecidos.
Por ser prudente com estranhos, e por ter espírito de guarda, por vezes pode parecer anti-social. Assim, sua socialização é bastante importante. No trabalho, é capaz de seguir os seus instintos para resolver qualquer problema com que se depare. Devido à sua agilidade e energia, pode ser encontrado em provas de Agility ou dança canina. É um cão rústico, vigoroso e resistente ao calor, frio e variações atmosféricas.

TAMANHO
A altura na cernelha, nos machos, varia entre 47 e 55 cm. Nas fêmeas a mesma varia entre 45 e 53 cm.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo