Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale com sua palavras sobre a raça canina "Lagotto romagnolo".

103 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Cães da raça Lagotto Romagnolo, também conhecidos como Cão de Água Romagna, são os únicos no mundo com especialidade em encontrar trufas, um tipo de fungo subterrâneo.



Origem

O Lagotto Romagnolo é uma raça muito antiga. Apesar do tempo, esses cães de água continuaram a se espalhar por grande parte da região italiana.

No século XVI, exerciam a função de caça aquática nos pântanos e, ao longo dos anos, foram deixando essa função para se dedicar a caça de fungos subterrâneos. Por causa de sua pelagem espessa, não hesitava em entrar nas florestas, e no século XIX passou a ser famoso por sua habilidade na caça de trufas.



Comportamento

O Lagotto Romagnolo é atento, dócil, vivaz, inteligente e alegre. Muito afetuosos com seus donos, eles adoram crianças e outros animais. De fácil treinamento, se começado ainda quando jovens, adoram brincar na água e cavar na terra.



Aspecto

Considerado um cão compacto, o Lagotto Romagnolo é forte e possui uma cabeça bem grande. Com focinho amplo e orelhas triangulares com pontas arredondadas, cães dessa raça têm olhos grandes e cauda de comprimento médio. Seu pelo é denso, espesso e encaracolado, que cobre o corpo todo. Podem vir em marrom com branco, branco com marrom e algumas marcações alaranjadas, marrom roan, marrom ou cor de laranja.



Cuidados Específicos

Devido ao seu tamanho, não há nenhuma objeção para cães dessa raça viverem em apartamento, mas precisam de bastante exercício. Um Lagotto Romagnolo necessita de muita atividade para crescer e se desenvolver física e mentalmente. O ideal é levá-lo para passeios pelos menos três vezes ao dia.



Saúde

Cães da raça Lagotto Romagnolo, como outros, podem ter problemas de displasia coxofemural.


RAÇA VERIFICADA POR:

Ricardo Tubaldini

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo